Panorama Internacional Coisa de Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Panorama Internacional Coisa de Cinema

Panorama Internacional Coisa de CinemaPanorama Internacional Coisa de CinemaCom abertura oficial hoje a noite, começa de fato amanhã o IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, nas cidades de Salvador e Cachoeira. Com o fim da Jornada de Cinema e o não-acontecimento do Cine Futuro esse ano, o Panorama se torna o festival de maior peso na capital baiana.

A abertura, às 20h30 de hoje, trará duas produções recentes do cinema europeu e uma brasileira, todos com entrada franca, limitada apenas à lotação das salas. A partir das 18h, a bilheteria estará aberta para retirada do bilhete, podendo o público escolher entre Um estranho no lago, de Alain Guiraudie, Alma Corsária, de Carlos Reichenbach, Zwei Leben (Two Lives), de Georg Maas.

Avanti PopoloSerão sete dias intensos com exibição de 155 filmes, entre homenagens, inéditos e competitivas. Entre os destaques, temos “Eles voltam”, de Marcelo Lordello, que dividiu a premiação de melhor longa do 45º Festival de Brasília com “Era uma vez eu, Verônica”. Foi ainda contemplado no IndieLisboa e exibido no festival de Rotterdam.

Na competitiva de longas nacionais, teremos Avanti Popolo,de Michel Wahrmann, Educação Sentimental, de Júlio Bressane, Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán, Morro dos Prazeres, de Maria Augusta Ramos, O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, Pinta, de Jorge Alencar, Tatuagem, de Hilton Lacerda, que foi o grande vencedor de Gramado e do Festival do Rio deste ano.

Para os cinéfilos, tem ainda um presente extra, uma mostra do mestre Hitchcock. Os filmes exibidos serão Janela Indiscreta, Psicose, Um Corpo de Cai, Os Pássaros e Disque M para Matar, todos com qualidade digital, sendo Disque M para Matar em 3D. Sempre no Espaço Itaú Glauber Rocha, que em breve deve abrir um Cine Clube no local.

Tocaia no AsfaltoTeremos também uma justa homenagem ao cineasta baiano Roberto Pires. Nosso artesão de sonhos, foi o responsável pelo primeiro longa-metragem local e sempre buscou inovar em seus filmes, inclusive criando um lente própria, a Igluscope, semelhante à CinemaScope. Na Mostra, três filmes dele serão possíveis de serem assistidos. Redenção (o primeiro longa baiano), Tocaia no Asfalto e A Grande Feira.

Além da exibição de filmes, alguns com comentários dos diretores após a sessão, o Panorama traz ainda oficinas, algumas inéditas na Bahia, como o laboratório de roteiros. Roteiristas de oito curta-metragens e 4 longa-metragens terão a consultoria de Aleksei Wrobel, Fabio Meira e Marcelo Lordello. Em Cachoeira teremos a Oficina de Direção com Juliana Rojas, premiada no Festival de Toulose e em Cannes. E claro, a já tradicional oficina de crítica ministrada por João Carlos Sampaio, crítico baiano do Jornal A Tarde, que sempre seleciona cinco alunos para compor o júri jovem do Panorama.

Leis de Incentivo para o audiovisualOutro acontecimento desta edição é o lançamento do livro Livro “Leis de Incentivo para o audiovisual” de Marcelo Ikeda. A obra lança luz sobre as características e funcionamento das leis que utilizam incentivos fiscais para impulsionar a realização de filmes e outros trabalhos audiovisuais, guiando o realizador ou captador de recurso nos caminhos confusos desses benefícios.

Ou seja, entre 31 de outubro e 07 de novembro, o cinema tomará conta da capital baiana, dividida entre a Sala Walter da Silveira e o Espaço Gláuber Rocha. Além da cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.