Antes de Partir : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Antes de Partir

Antes de PartirO que você faria se soubesse que só lhe restam seis meses de vida?

Um mecânico e um dono de um hospital encontram-se lado a lado em uma situação similar. Ambos estão em tratamento de câncer com os dias contatos. É quando Carter, o mecânico vivido por Morgan Freeman, resolve fazer a sua lista de "botas", ou seja, aquilo que queria fazer antes de "bater as botas". E Edward (Jack Nicholson) resolve embarcar na brincadeira, só de de verdade, levando-o para aventuras nunca imaginadas por ele.

Se tem uma coisa que me incomodou desde o princípio do filme foi a voz over de Morgan Freeman nos narrando a história. Parecia algo realmente "over", desnecessário e repetitiva. Mas, o roteirista Justin Zackham puxa o nosso tapete com a parte final, fazendo-a ganhar um significado interessante, ainda que não inovador. Tudo parece se encaixar.

Antes de PartirAntes de Partir é um drama leve, que busca encarar o momento derradeiro da vida como uma oportunidade para rever valores e consertar erros ainda possíveis de serem arrumados. Parece que diante da morte, estamos sempre mais frágeis e dispostos a reavaliar conceitos e posições antes estanques.

Até mesmo aquelas que pareciam mesquinhas, mas se demonstram úteis. Como dono de hospitais, Edward sempre defendeu a tese de que cada quarto poderia ter dois leitos, com dois pacientes. "Não estou no negócio de spas", defendia. Ao se ver doente e dividindo o quarto com Carter, ele reclama. Mas, no final, é isso que faz uma bela amizade surgir.

Antes de PartirE Jack Nicholson e Morgan Freeman conseguem tornar isso crível. Desde o estranhamento inicial, passando pela cumplicidade no efeitos colaterais da quimioterapia, os jogos de baralho à noite até o pacto da busca pela felicidade. Afinal, é isso que eles chegam a conclusão que vale a pena na vida, ser feliz e fazer os outros felizes. E tudo é feito de uma maneira sensível, sem se tornar muito piegas ou exagerado.

Diretor de obras como Conta Comigo, Harry & Sally - Feitos um Para o Outro e Questão de Honra, Rob Reiner tem o meu respeito. Porém, aqui não parece estar muito preocupado em nos dar um filme bem cuidado em todos os aspectos. Vide as cenas dos dois correndo o mundo em suas aventuras absurdas, que inclui alguns chroma key exagerados. De qualquer maneira ele consegue contar uma boa história, nos envolvendo e deixando que o trunfo do filme, seus atores, nos conquiste.

Antes de Partir pode não ser a melhor coisa que já vimos, nem mesmo dentro do tema de morte iminente e amizade. Mas, é um filme honesto que nos cativa pela força de seus personagens, interpretados por dois grande atores.


P.S. Como curiosidade, antes de gravar o filme, Jack Nicholson foi hospitalizado e acabou utilizando parte de sua experiência nos diálogos, inclusive um óculos estiloso para ler deitado.

Antes de Partir (The Bucket List, 2007 / EUA)
Direção: Rob Reiner
Roteiro: Justin Zackham
Com: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Beverly Todd
Duração: 97 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.