Grandes Cenas: Toy Story 3 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Toy Story 3

Toy Story 3Desde que saí do cinema em 2010, quis falar sobre essa cena, mas fui deixando para depois. Há muitas questões que a envolvem desde o significado do que Toy Story representou para a Pixar e para a animação que são coroadas com esta cena de uma maneira brilhante.

Em primeiro lugar, o primeiro filme da trilogia em 1995, mostrou os estúdios para o mundo e modificou a forma de se fazer animação no ocidente. Antes visto apenas como filmes infantis quase resumidos aos contos de fadas da Disney, com a Pixar e Toy Story, parece que descobrimos o que os orientais já sabiam faz tempo. É possível fazer uma animação que agrade a várias gerações, com camadas de texto para cada uma delas.

Brincar com o universo infantil e a fantasia de toda criança de que um brinquedo é quase como um amigo imaginário foi um bela premissa. Todos poderiam se identificar com a jornada de Woody e seu dono Andy. Da mesma forma que o ciúmes com a chegada de Buzz Lightyear é a ameaça do novo. Sentimento conhecido por qualquer um.

Toy Story 3Em Toy Story 3, essa identificação vai além de uma maneira muito especial. Pois, se os adultos continuam relembrando a infância e as crianças se identificando com o que vivem, temos aqui um público muito especial. As antigas crianças que assistiram o primeiro Toy Story em 1995 e que agora, assim como Andy, cresceram e precisam se desapegar de seus brinquedos.

Por isso, a cena final do filme é tão forte. Não precisa dizer que a partir daqui teremos spoilers, certo? É a coroação de uma longa jornada de amizade e cumplicidade que precisava ser passada à diante. É lindo quando Woody percebe que precisa ajudar os amigos e, ao mesmo tempo, esquecer Andy. É ainda mais lindo quando Andy percebe isso, entregando seus antigos amigos para a garotinha Bonnie.

Ele vai até a casa da pequena com uma caixão nas mãos e para ao portão observando-a brincar. Ele parece se reconhecer ali, nela. Mas, o mais interessante é perceber que apesar de a mãe de Bonnie e Andy estarem conversando, a câmera está na altura da garotinha, nos mostrando a sua visão da cena.

Toy Story 3E a altura padrão continua sendo a infantil, tanto que Andy se abaixa para conversar com Bonnie que, ainda desconfiada, como toda criança, se esconde entre as pernas da mãe. O plano se abre, mas continuamos na altura da criança, vendo Andy sentado no chão, as pernas da mãe e Bonnie observando o garoto abrir a caixa de brinquedos que quer oferecer a ela. "Alguém muito especial para cuidar deles".

Quando ele começa a apresentar os bonecos, uma música suave vai surgindo em B.G., ajudando na emoção. Bonnie vai andando desconfiada em direção a Andy e pega Jessie, a primeira a ser apresentada. Aos poucos ela vai ficando repleta de brinquedos, sempre com a música ao fundo e a voz de Andy apresentando cada um deles. Temos uma variação de planos aqui, por vezes fechando um close no boneco, outras pegando o rosto dos dois.

Toy Story 3Buzz é o último que Andy apresenta, ele não pretendia dar Woody que pretendia levar com ele para a faculdade. Termina a apresentação e pede que Bonnie prometa cuidar bem de todos. Temos um plano com todos eles juntos e a voz de Andy em off dizendo que eles são importantes para ele. Isso já é um ponto emocional para os bonecos, que passaram o filme achando que tinham sido jogados no lixo.

Bonnie não responde, olha no fundo da caixa e vê Woody. Ela fala: "Meu cowboy" e Andy se assusta, não sabe o que o boneco faz ali. Ela continua: "tem uma cobra na minha bota", frase que Woody diz quando puxam uma cordinha dele. Ela ri e faz o gesto para pegar o brinquedo, Andy recua. Os dois se olham. Nesse momento, a câmera deixa de ser na altura de Bonnie, vemos câmera alta e câmera baixa, mostrando Andy maior que Bonnie. Ela está acuada, ele tem o poder.

Toy Story 3Andy olha para Woody e fala emocionado que o boneco tem sido seu amigo desde sempre. E que o que o faz especial é que "ele nunca desiste de você". E nisso, temos um zoom fechando o close cada vez mais em Woody. Somos todos um pouco Andy ali, nos despedindo daquele amigo de três filmes.

Após esse discurso, a câmera abre novamente em um plano baixo, na altura de Bonnie e Andy pergunta se ela acha que pode cuidar do brinquedo para ele. Só aí, ela responde e ele concorda em dar o boneco. A passagem também é feita em plano detalhe, seguida de um abraço de Bonnie em Woody. Os dois começam a brincar com todos os bonecos. O BG sobe, mas as vozes ainda podem ser ouvidas, com os dois se divertindo com diversas aventuras.

Toy Story 3Até que Andy vai embora. Parado ao lado do carro, ele dá uma última olhada e um tchau. Bonnie retribui o gesto, mas logo depois faz o boneco Woody dar um tchau também e vemos a expressão emocionada de Andy que entra no carro. Uma rápida passagem por todos eles, sem Bonnie, faz Andy agradecer por tudo. Quando Bonnie entra e o carro de Andy se afasta, vemos os bonecos "ganharem" vida e Woody dizer: "adeus, parceiro".

A emoção é grande porque a cena fala de uma amizade especial que qualquer pessoa conhece. Fala também de um rito de passagem da infância que é doloroso e necessário. Fala de despedidas. Mas, também fala de continuação da vida. Tudo isso construído com muita sensibilidade.

Não achei a cena original na internet, apenas essa com um mashup da música do final de Lost.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.