O Sonho de Lu : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Sonho de Lu

O Sonho de LuNão é natural que os pais enterrem seus filhos, tanto que não existe um nome para aqueles que o perdem. Um filho sem mãe ou pai, é órfão, mas uma mãe sem filho, o que é? A dor e o vazio que ficam não tem remédio, nem o tempo. É com isso que lida o filme O Sonho de Lu, do diretor mexicano Hari Sama, que ganhou o prêmio de melhor atriz para Úrsula Pruneda no Festival Internacional de Cinema de Xangai.

Lu, ou melhor, Lucia Alfaro, perdeu o seu filho ainda pequeno por causa de um aneurisma. O vazio que se tornou sua vida a levou a tentativa de suicídio e, agora, seus amigos e familiares redobraram os cuidados com ela. Mas, a moça não parece querer reagir. Sua rotina, então, passa a ser frequentar um grupo de ajuda com pessoas que passaram por situações parecidas à dela e ficar em casa, tendo que conviver com a mãe que não sai do seu lado e com as lembranças em fotos e vídeos do seu pequeno.

O Sonho de LuHari Sama faz um tratado delicado sobre esse vazio que a perda nos deixa. A readaptação de uma rotina não tem pressa. É construída aos poucos, nos detalhes, nos olhares nos pequenos gestos. O que contrasta com a primeira reunião de pais que perderam os filhos. Tudo ali é artificial, estranho, não há uma receptividade nos demais, como estamos acostumados a ver em filmes americanos ou novelas da Globo. Tudo é muito frio e Lucia fala tudo de vez também. Com um depoimento, já sabemos o que aconteceu a Sebastian e, consequentemente, a ela. Isso poderia ter sido feito aos poucos, como em Reencontrando a Felicidade, por exemplo.

O Sonho de LuMas, não deixa de ter sua função, até porque todo o restante do filme é de acompanhamento e suposição. Até uma revelação importante na parte final da trama não é verbalizada, apesar de ser clara, fechando um ciclo de pistas e recompensas que vem desde a primeira vez que Lucia assiste a um vídeo de baleias na internet. Aliás, esse jogo de vídeos, computador, fotos e uma certa caixinha é bem interessante. São detalhes que tornam a trama mais rica.

Um dos bons momentos que utiliza os elementos de cena é quando Lucia está discutindo com sua mãe. Ela não quer que a genitora permaneça ali, quer sua privacidade, mas a senhora se preocupa com uma recaída da filha. Em meio à discussão das duas, uma música sobe como se fosse extra-diegética (colocada na pós-produção), porém, logo percebemos que ela faz parte da cena, pois as duas personagens param para ouvir. Era a uma música que vinha do computador, a música que Lucia tocava para Sebastian dormir.

O Sonho de LuLucia era uma violonista famosa, com discos e espetáculos de sucesso. Esse detalhe traz outros elementos para a personagem, além de momentos emocionantes como o descrito. Toda a construção dela é bem realizada e a atriz Úrsula Pruneda consegue nos passar todo o sofrimento daquela mulher. Em uma cena de churrasco em família, por exemplo, nos sentimos sufocados e angustiados tal qual Lucia, quase pedindo, desesperadamente para sair dali.

O Sonho de Lu é um filme sensível sobre dor e recomeço. Uma busca por um sentido da vida após um baque desestruturador que não é construído com mágicas ou falsas esperanças. É verdadeiro e por isso nos envolve e emociona.


O Sonho de Lu (El sueño de Lu, 2012 / México)
Diretor: Hari Sama
Roteiro: Hari Sama
Com: Úrsula Pruneda, Gerardo Trejoluna, María del Carmen Farias, Emilio Echevarría
Duração: 106 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.