O cinema do preconceito : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O cinema do preconceito

Praia do FuturoDesde sua estreia no Brasil, o filme Praia do Futuro de Karim Aïnouz tem sido criticado pelo pior dos motivos: o preconceito. Aliás, sua estreia em Berlim já tinha sido polêmica, mas nada do que parece estar acontecendo nos cinemas de todo o país.

Como mostrou a matéria de O Globo estamos presenciando abandonos em massa das salas, após as cenas de sexo entre os personagens de Wagner Moura e Clemens Schick. Isso demonstra que as plateias brasileiras ainda são muito preconceituosas e não se informam sobre o filme que vão ver.

Praia do FuturoProvavelmente, essas pessoas que se levantam indignadas foram ao cinemas para ver o novo filme do "Capitão Nascimento". Ou mesmo do ator baiano, global que fez filme em Hollywood. Ou seja lá qual for a referência que têm do ator. Provavelmente, também, essas pessoas nunca viram um filme de Karim Aïnouz e não têm a menor ideia de quem seja o diretor. Madame Satã, seu filme de estreia, possui cenas muito mais intensas que Praia do Futuro e não enfrentou tantos problemas.

O problema mesmo é o despreparo para o que seria visto. O cartaz não indica muito, nem o trailer, ainda que tenha uma frase emblemática. E como já disse, a imagem de Wagner Moura atraiu plateias heterogêneas. Além disso, como já disse na crítica, o próprio filme não prepara para o que vem. A forma como a cena de sexo entra é abrupta. E repito, que isso não é uma reclamação minha. Diante da proposta do filme, é adequado que seja assim. Porém, para uma plateia desavisada e com pensamentos retrógrados, é um choque.

Praia do Futuro - AvisadoMas, não cabe a mim tentar justificar o preconceito alheio, apenas registrar o assombro diante de algo que seria pontual e se tornou nacional. A polêmica maior começou quando um espectador de João Pessoa publicou em sua rede social uma foto com um ingresso que continha um carimbo de "Avisado". Segundo o cliente, esse recado seria devido ao aviso verbal que recebera de que o filme continha cenas de sexo entre dois homens. Na verdade, era um aviso padrão sobre o ingresso de meia entrada e a necessidade de apresentar a carteirinha na porta da sala.

Porém, o aviso verbal parece ter sido mesmo dado e isso gerou tanta polêmica quanto as pessoas que saíram "horrorizadas" das salas. Virou protesto nas redes e, claro, piada. Um tumblr foi criado com o título Tá Avisado, ironizando diversos outros filmes que poderiam ter algum tipo de advertência prévia. Tem coisas como no ingresso de A Bruxa de Blair "o senhor está ciente de que não há uma bruxa nesse filme?". Ou "Qualquer filme de Leonardo DiCaprio - o senhor está avisado que ele não vai ganhar o Oscar novamente por esse papel?" Ou ainda em Ninfomaníca "o senhor está ciente de que não é um filme pornô?"

Praia do Futuro - Karim AïnouzA imagem que identifica o tumblr é um foto de Woody Allen, e tudo não poderia ser mais irônico. Na realidade, essa página acaba utilizando todas reclamações que já existiram em filmes diversos, para mostrar o quão ridículo pode ser a advertência e as reclamações em Praia do Futuro.

A produção do filme, em resposta às polêmicas, criou uma campanha em suas redes sociais contra este comportamento. Quem quiser apoiar a campanha, pode postar suas fotos no Facebook com a hashtag #HomofobiaNãoÉANossaPraia. O diretor Karim Aïnouz foi o primeiro.

De qualquer maneira, espero que toda essa agitação acabe se revertendo em publicidade e bilheteria para o filme. Não é o melhor de Karim Aïnouz, já disse, mas é um bom exemplar brasileiro que merece mais destaque do que muita coisa que vemos por aí. E torço também para que um dia, possamos ser mais tolerantes e respeitosos em relação às diferenças.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.