Cinema e Futebol : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cinema e Futebol

Primeiro, pedimos desculpas pela última semana com poucas postagens, tivemos problemas internos, mas também, o país vive um mês atípico. A Copa do Mundo no Brasil mexe com tudo, diante de uma torcida tão apaixonada pelo esporte, misturado à sensação ainda de revolta, não mais com a força das manifestações do ano passado, mas ainda com discursos pró e contra a seleção.

Lembrei da cena da estreia do Brasil na Copa de 70 no filme O Ano em que meus pais saíram de férias, onde vemos um grupo de revolucionários se reunindo para o jogo com o discurso de que se a Tchecoslováquia vencesse seria uma vitória do comunismo. Eles até comemoram o primeiro gol do time adversário, mas quando o Brasil empata, todo o discurso político já some. No segundo gol, então, é só festa, e Cao Hamburger, de maneira muito inteligente, ainda coloca a música daquele ano, Pra Frente Brasil, para acompanhar a sequência.

Mas, o fato é que o futebol é uma paixão mundial, então não poderia estar de fora do cinema. Diversos filmes já foram feitos sobre o esporte, sobre jogadores ou tendo o tema como um dos panos de fundo de alguma história. Em 2012 fiz até uma seleção de filmes por craques, inspirada na estreia de Heleno. Mas, a variedade é mesmo imensa. Vocês podem encontrar diversos filmes aqui no CinePipocaCult com esta tag.

Resolvi trazer aqui, alguns destaques dentro do tema, pelos motivos mais diversos.

Maldito Futebol ClubeMaldito Futebol Clube (2009)
Direção: Tom Hooper

Aqueles que tem arrepios só de ouvir o nome Tom Hooper podem não gostar da escolha, mas acho que Maldito Futebol Clube é um dos poucos filmes de ficção que conseguiu passar a emoção do esporte, mesmo que não foque no jogo em si. A trama resgata a história de Brian Clough, o técnico mais polêmico da Inglaterra, que ficou conhecido por resgatar times considerados perdidos e levá-los à grandes competições. O filme mostra essa determinação e capacidade de superação acima de tudo, que encanta. A cena em que ele é expulso e fica ouvindo a partida no rádio do vestiário, por exemplo, nos dá uma emoção incrível. Muito mais do que se estivéssemos vendo o campo. Daqueles filmes que não podem ficar de fora de uma lista como essa.

Rádio GogóRádio Gogó (1998)
Direção: José Araripe Jr.

O segundo filme que trago é, na verdade, um curta-metragem, mas acho interessante a forma como Araripe traduz a paixão do brasileiro na figura de seu protagonista. Gogó, um homem que vive para o futebol, sonhando em ser narrador de jogos e que consegue, de certa forma, narrar a final da Copa de 1994, quando o Brasil ganhou o Tetra Campeonato. Um detalhe divertido é em relação a uma santinha que Gogó guarda no fundo de sua casa, sempre rezando para ela e no final, há a revelação de o que ela seria. Caco Monteiro, que interpreta Gogó consegue nos passar bem o perfil do brasileiro torcedor símbolo. Um filme divertido e, como curiosidade, é a primeira aparição de Wagner Moura no cinema.

Boleiros - Era uma vez o futebolBoleiros - Era uma vez o futebol (1998)
Direção: Ugo Giorgetti

E se é para falar de torcida brasileira e seus diversos tipos, nada melhor do que lembrar Boleiros, um filme que coloca a mesa de bar no centro da história, através de seis amigos que se reencontram para lembrar histórias de futebol. Quem não tem uma, não é mesmo? Faz parte da vida do brasileiro e o filme consegue nos dar um bom vislumbre de tudo isso. Com saudosismo, mas com crítica também, mostrando o bom e o mau do esporte de uma maneira muito criativa e bem conduzida. O longa teve uma continuação em 2006, retratando agora a situação da modernização do futebol, da realidade dos craques indo para Europa e a tietagem das meninas. Inferior ao original, o filme perde um pouco dessa simplicidade de falar de futebol e de "casos" do nosso país, tentando uma crítica que não se aprofunda nem diverte.

Maradona - O filmeMaradona - O filme (2008)
Direção: Emir Kusturica

Aqui não é exatamente um filme sobre futebol, mas sobre um mito. Maradona é quase uma entidade na Argentina e o que o filme de Emir Kusturica faz é tentar traduzir esse ídolo em um filme extremamente bem realizado. A linguagem é dinâmica com uma variedade boa de imagens que não respeita uma cronologia da vida do jogador, nem mesmo se incomoda em reforçar dados. O que ele quer é passar essa emoção e paixão do argentino pelo jogador e o quanto ele foi genial e importante para o seu país, inclusive no quesito político, já que fez o "gol do século" contra a Inglaterra. Um filme que vai além do futebol para nos mostrar aquilo que mais fascina nele, a força de um craque.

Todos os Corações do MundoTodos os Corações do Mundo (1995)
Direção: Murilo Salles

Vinte anos o Brasil esperou para erguer novamente a taça do mundo, e as lentes de Murilo Salles estavam lá, registrando com grande precisão a Copa do Mundo de 1994. Todos os Corações do Mundo, no entanto, não se força no Brasil e em sua vitória, mas na Copa em si. Na paixão mundial contrastando com o pouco interesse da torcida local no esporte, já que estávamos nos Estados Unidos. Só o nome Todos os Corações do Mundo já mostra isso, o coração e a paixão pelo esporte bretão, traduzido em imagens incríveis. E Murilo Salles é extremamente feliz ao não incluir narrações desnecessárias por toda a projeção. Um belo filme.

Bahêa minha vidaBahêa minha vida (2011)
Direção: Márcio Cavalcante

Por fim, vou puxar a sardinha para a Bahia. E não apenas por ser baiana, mas é que realmente me impressiona o que Márcio Cavalcante conseguiu com esse filme. Ele traz a paixão pelo futebol e foca na paixão por um time, no caso, o Bahia. E é mesmo impressionante o que ele mostra em imagens. Vai do torcedor famoso ao anônimo, constrói esse mito que é a torcida do Bahia, que mesmo com o time na terceira divisão lotava estádios e tinha as melhores rendas do campeonato. O filme empolga e envolve, contagiando com sua energia e amor por esse time tricolor que anda tão sofrido.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.