O Grande Lebowski : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Grande Lebowski

O Grande LebowskiMais do que o estilo nonsense dos irmãos Coen e situações hilárias de tão absurdas, O Grande Lebowski tem como trunfo o seu personagem. Jeffrey Lebowski, ou simplesmente, The Dude, é mesmo o "cara". E tudo o mais vale a pena por ele estar em cena.

The Dude é um cara pacato, desempregado por convicção, adora jogar boliche e trocar ideias com os amigos. Até que é confundido por outro Jeffrey Lebowski, um milionário. E sua vida vira de cabeça para o ar, fazendo se envolver com bandidos, sequestro e um milhão de dólares. E pensar que tudo começou com um tapete sujo de urina.

O Grande LebowskiA graça do filme está aí, na forma marota com que The Dude vai levando a coisa. Ele só quer o tapete dele de volta, pois combina com a sala. A construção do personagem é muito bem conduzida. Ele tem uma alma própria e única. E Jeff Bridges consegue o tom exato para dar vida a essa figura peculiar. É divertido, é ingênuo, é centrado. E, sem perceber, vai se envolvendo nas situações mais loucas.

Seus dois companheiros de boliche, Walter Sobchak (John Goodman) e Donny (Steve Buscemi) também tem seus momentos. O primeiro sempre traumatizado com a guerra, o segundo sempre ingênuo, querendo participar das conversas e sendo cortado. É uma construção típica do homem comum norte-americano, do interior, ainda que o filme se passe em Los Angeles. E, claro, a personagem de Julianne Moore também merece destaque, assim como a participação de Philip Seymour Hoffman como o mordomo.

O Grande LebowskiAinda na construção do roteiro, os irmãos Coen colocam a trama como um "causo" do estranho cowboy interpretado por Sam Elliott. O tom da sua narrativa acrescenta ao já clima fantástico da história. É a partir de sua visão impressionada com o The Dude, o "homem mais preguiçoso da cidade" que embarcamos nessa jornada insólita. E isso acaba dando um sentido à mais ao roteiro, uma construção intimista e que ganha mesmo ares de lenda urbana.

Dirigido de uma maneira bastante concisa, mesmo nas poucas cenas de ação como a entrega da mala, O Grande Lebowski nos leva na aventura que, além dos personagens e diálogos, se destaca pela direção de arte cuidadosa. Detalhes bem construídos desde o esmalte azul da mulher do Lebowski milionário, passando pelas roupas e pela composição das cenas de modo geral. É uma Los Angeles especial, crível para aquele mundo de Dude e seus amigos.

O Grande Lebowski é um ícone da carreira dos irmãos Coen, ainda que não seja dos meus favoritos. Um filme que se sustenta, principalmente pela excelente construção dos seus personagens em grandes atuações do elenco especial. Tendo essa base em mãos, fica fácil, então, nos conduzir por qualquer história, por mais absurda que seja.


O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998 / EUA
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Com: Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, David Huddleston, Sam Elliott.
Duração: 117 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.