The Hire : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

The Hire

The Hire - BMWEm 2001 quando era ainda estudante de Publicidade e Propaganda, o mercado foi surpreendido por uma série de curtas produzidos pela marca BMW, chamada The Hire. O grande chamariz era que cada curta-metragem era dirigido por um grande nome do cinema. John Frankenheimer, Ang Lee, WKW, Guy Ritchie e Alejandro González Iñárritu na primeira temporada. John Woo, Joe Carnahan e Tony Scott na segunda.

The Hire - BMWHoje, com a pequena bagagem cinematográfica que adquiri nesses quase 14 anos de estudo, percebo o quanto de cada diretor existe naqueles curtas. O marketing da BMW e a agência Fallon parecem ter dado mais liberdade criativa aos cineastas que muitos estúdios de Hollywood. Suas marcas autorais, os temas propostos, a forma como o carro é apenas mais um elemento no universo narrativo, foram o segredo do sucesso da série que teve mais de 50 milhões de downloads em uma época em que a internet ainda não era tão rápida e não existia sites de compartilhamento de vídeos como o Youtube.

Por isso, resolvi resgatar todos aqui. Vale a pena conferir, já que são mais cinema que propaganda. Todos são protagonizados pelo ator Clive Owen, que interpreta o motorista, chamado apenas de The Driver. Claro, ele está sempre conduzindo um BMW, mas esse é apenas mais um detalhe da mise-en-scène.

Primeira Temporada:
1 - Ambush (2001)
Direção: John Frankenheimer
Talvez o mais simples dos oito curtas, se passa totalmente dentro do carro. The Driver está conduzindo um homem quando outro carro se aproxima tentando pará-lo. Querem diamantes que supostamente estão com o passageiro. Começa uma perseguição com muitos planos-detalhe e cortes rápidos até o final irônico. John Frankenheimer constrói bem a tensão e a dubiedade dos personagens, como ele sabe fazer.



2 - Chosen (2001)
Direção: Ang Lee
Já percebemos muito de Ang Lee na temática do curta. A missão do Driver agora é levar um garotinho asiático para um ritual estranho. Há um trabalho maior de câmera aqui, desde o primeiro take, quando vemos o motorista observando o navio chegando através do retrovisor. Há também uma dose de mistério com uma caixa que ele recebe do menino. Mal o garotinho entra no carro e começa uma perseguição, mas eles vão passando pelos obstáculos até chegar a um surpreendente final. A habilidade de Ang Lee é percebida em cada detalhe da construção dos planos.



3 - The Follow (2001)
Direção: WKW
Único dos oito curtas que não possui uma perseguição se carros. Isso não deixa de chamar a atenção. The Driver é contratado para vigiar a esposa de um astro do cinema e suas andanças pelas estradas são mais poéticas com uma música melancólica e quase em câmera lenta. Tudo casa com o estilo de WKW (Kar Wai Wong), onde a questão psicológica parece saltar aos olhos com personagens desajustados.



4 - Star (2001)
Direção: Guy Ritchie
Único da primeira temporada que foca no humor, bem ao estilo do seu diretor. Guy Ritchie brinca com sua esposa na época, Madonna que faz uma estrela de rock estressada e irritante que precisa chegar a um evento, mas está cansada dos seus seguranças. Cabe a The Driver, então, levá-la e despistá-los. Mas, a correria é marcada por um tom irônico e uma grande piada com a tal estrela.



5 - Powder Keg (2001)
Direção: Alejandro Gonzalez Inarritu
O mais belo de todos os curtas. The Driver conduz aqui um repórter fotográfico de guerra, ferido em pleno conflito que estava cobrindo. Boa parte do filme se passa com ele sangrando no banco do carona, o que seria um disparate se pensarmos apenas em propaganda. Mas, para Alejandro González Iñárritu isso faz parte do seu estilo cru de demonstrar a realidade. Há poesia na trama, com o cuidado do fotógrafo em fazer um último pedido ao motorista, deixando sua identificação que está em Braille para ser entregue à mãe. E nisso está a "cereja do bolo" do curta.



Segunda Temporada:
1 - Hostage (2002)
Direção: John Woo
Com o sucesso da primeira temporada, veio a segunda e coube a John Woo o primeiro curta. Temos, então, muita ação, tensão e, claro, doses de humor irônico mesmo diante de toda a tensão, vide o encerramento do curta. The Driver precisa encontrar uma vítima de sequestro que está no fundo do porta-malas de um carro. A narrativa, nem sempre linear, vai nos passando os acontecimentos de maneira fragmentada. É interessante perceber os diversos planos-detalhe que compõem cada cena, aumentando o suspense e marcando o ritmo da trama.



2 - Ticker (2002)
Direção: Joe Carnahan
Outro curta com final surpreendente. Joe Carnahan já nos coloca no meio de uma perseguição. Sem tempo para explicações, vemos The Driver na estrada, conduzindo um personagem com uma mala nas mãos. Em flashback, vemos esse passageiro sendo contratado para uma missão, que não sabemos qual é, mas em que ele arriscará a vida por uma causa maior. O conflito político, a tensão construída, o jogo de mistério, tudo nos remete ao estilo do diretor.



3 - Beat the Devil (2002)
Direção: Tony Scott
Por fim, temos o filme de Tony Scott que parece construir algum eco com seu primeiro longa-metragem, talvez o mais autoral de sua carreira, Fome de Viver. Aqui também temos um astro musical (James Brown) que fez um pacto com o diabo e agora está se vendo no momento de cumprir sua parte, entregando sua alma. Para tentar se libertar do destino doloroso ele desafia o senhor das trevas para uma corrida de carro. O diabo é interpretado por Gary Oldman em excelente performance, O tom farsesco predomina em todo o curta, que parece uma grande diversão para todos os envolvidos.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.