O que há no cinema: FICI : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: FICI

12ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil - FICIComeça essa semana em Salvador e Aracaju a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil - FICI. Uma lista de filmes inéditos e reprises toma conta das cidades que conta ainda com as atrações da Oficina de Cinema de Animação, as sessões O Pequeno Jornalista e O Pequeno Cientista e os filmes com dublagem ao vivo. Destaque para Uma Viagem Extraordinária de Jean-Pierre Jeunet ainda inédito no país. E a animação Ernest e Célestine que foi Indicado para Melhor Filme de Animação no Oscar em 2014 . E ainda O Menino no Espelho de Guilherme Fiúza Zenha, baseado no livro de Fernando Sabino que tinha tido uma estreia restrita no país.

Estreias da semana:

Annabelle - Nota 02 de 05
Annabelle (Estados Unidos, 2014)
Direção: John R. Leonetti

Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Anabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

Thomas: Eu queria ter medo dessa boneca sinistra, mas não deu. O filme é tolo, previsível, nada parece funcionar bem. Uma pena.

O Inventor de Jogos - Nota 02 de 05
O Inventor de Jogos (Estados Unidos, 2014)
Direção: Juan Pablo Buscarini

Apaixonado por jogos, o garoto Ivan Drago ganha uma estranha competição que leva a mudanças radicais em sua vida, incluindo a vida de seus pais. O que ele ainda não sabe é que pertence a uma família de inventores de jogos e que terá que enfrentar o vilão Morodian para acabar com a maldição na cidade de Zyl.

Thomas: Uma mistura de Harry Potter com Eu e meu Guarda-chuva. O filme é estranho e não me convenceu.

Trash - A esperança vem do lixo - Nota 03 de 05
Trash - A esperança vem do lixo (Reino Unido, 2014)
Direção: Stephen Daldry

Três adolescentes vivem e trabalham em um lixão e, um dia, encontram uma carteira que contém instruções para o esconderijo de um tesouro. O trio então iniciam uma jornada, na qual encontrarão pessoas inesperadas e logo irão perceber que precisam consertar um grande erro.

Thomas: O filme é bem feito, mas Stephen Daldry força a barra na parte final.

Attila Marcel - Nota 3 de 5
Attila Marcel (França, 2013)
Direção: Sylvain Chomet

Paul é um homem de mais de trinta anos que não fala por causa de um trauma de infância quando perdeu os pais. Sua vida de poucos acontecimentos se transforma quando ele conhece a extravagante vizinha do quarto andar, que usa suas técnicas para ajudar Paul a investigar o passado e superar seus problemas.

Thomas: Meio nonsense esse filme, mas tem coisas bem interessantes como o tratamento de som e a relação entre Paul e Madame Proust. Mas, também é parecido com um bocado de outros filmes que tem relações parecidas como Minhas Tardes com Margueritte ou Ensina-me a Viver.

Outras estreias:
Um amor de vizinha (Estados Unidos, 2014), de Rob Reiner
O físico (Alemanha, 2013), de Philipp Stölzl
O homem mais procurado (Estados Unidos, 2014), de Anton Corbijn
Ilegal (Brasil, 2014), de Raphael Erichsen, Tarso Araujo
A Lenda de Oz (Estados Unidos, 2013), de Will Finn, Dan St. Pierre

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 4 de 5Os Boxtrolls (Estados Unidos, 2014)
Direção: Graham Annable, Anthony Stacchi

Um garoto órfão, criado por estranhas e amáveis criaturinhas catadoras de lixo, tem seus amigos presos por Archibald Snatcher, o vilão da cidade. Ele elabora um plano ousado e tenta descobrir um caminho para resgatar seus amigos desse exterminador do mal. Animação baseada no livro infantil "Here Be Monsters", de Alan Snow.

Thomas: Lumi já quer deixar de ser rato para se tornar um troll. Gostei mesmo, me identifiquei com as criaturas e a incompreensão da humanidade. Ah, claro, e o fato de o queijo ser a coisa mais valiosa da cidade também. Queria um queijão que saiu rolando pelo filme. E a cena pós-créditos também foi muito boa.

Thomas - Nota 4 de 5Garota Exemplar (Estados Unidos, 2014)
Direção: David Fincher

Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Thomas: David Fincher sendo David Fincher. Muito bom. Suspense, tensão, viradas na trama. Até Ben Affleck tá bem, dá mais esperanças de Batman prestar.

Thomas - Nota 4 de 5Sem Pena (Brasil, 2014)
Direção: Eugenio Puppo

Documentário sobre o sistema jurídico e prisional brasileiro. A precária vida nas prisões do país e os medos, preconceitos e equívocos que assombram o tema. A população carcerária brasileira é uma das maiores do mundo e só aumenta.

Thomas: Forte. Um filme que nos faz pensar. E, ainda por cima, é extremamente criativo ao não mostrar o rosto dos entrevistados, inserindo imagens por cima. O som e as imagens também são destaque. Pensando nele até agora...

Thomas - Nota 3 de 5Sin City 2 - A Dama Fatal (Estados Unidos, 2013)
Direção: Frank Miller, Robert Rodriguez

Retornamos à cidade de Sin City para acompanhar seus personagens em tramas violentas e plasticamente bem orquestradas.

Thomas: Só pela beleza de Eva Green esse filme já valia. Ok, mas como um cinéfilo bem comportado digo que a construção gráfica da obra é muito boa. É bonito de ver, ainda que a história seja meio capenga.

Humor:
Clique para ampliar


Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.