O que há no cinema: Natal : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Natal

NatalDia vinte e cinco de dezembro. O dia em que se celebra a vinda do Cristo ao mundo. E independente de religião, uma época de reflexão, amor e busca por sermos melhores. É dia de estreia nos cinemas também, verdade. Mas, antes de escolhermos os filmes do fim de semana, nada melhor do que lembrar o verdadeiro significado do Natal para que ele esteja dentro de nós não apenas hoje, mas o ano inteiro.


Estreias da semana:

As férias do pequeno Nicolau - Nota 03 de 05
As férias do pequeno Nicolau (França, 2014)
Direção: Laurent Tirard

Baseado nos quadrinhos de René Goscinny e Sempé, acompanhamos agora outra aventura do Pequeno Nicolau, desta vez em férias na praia. Ele vai conhecer novos amigos e se divertir, até que acha que seus pais querem casá-lo com uma menina muito estranha e começa seu plano.

Thomas: Divertido. Acima da média dos filmes infantis com pessoas. Mas, além de muita coisa parecia com o primeiro, acaba exagerando a dose em alguns momentos mais bobos. Mas, Lumi está se divertindo até agora.

Êxodo: Deuses e Reis - Nota 03 de 05
Êxodo: Deuses e Reis (Reino Unido, 2014)
Direção: Ridley Scott

Uma nova versão da história de Moisés e sua jornada de libertação do povo hebreu do Egito.

Thomas: Efeitos especiais bons, até o 3D é bacana. Mas, o filme parece que não decide que caminho vai tomar, ou do realismo mais palpável ou do mito conhecido. Tanto que o mar vermelho vai frustrar muita gente. De qualquer maneira, é um épico que impressiona.

Operação Big Hero - Nota 03 de 05
Operação Big Hero (Estados Unidos, 2014)
Direção: Don Hall e Chris Williams

Um garotinho superdotado vai encontrar ajuda em um robô criado por seu irmão mais velho quando seus planos não saem como ele esperava.

Thomas: Outro filme divertido, que poderia ser melhor explorado, mas que as crianças vão adorar. Lumi já está procurando saber como consegue um Baymax para ele. Socorro...

Outras estreias
Os caras de pau em o misterioso roubo do anel (Brasil, 2014), de Felipe Joffily
A família Bélier (França, 2014), de Eric Lartigau

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 5 de 5O Abutre (Estados Unidos, 2014)
Direção: Dan Gilroy

Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

Thomas: Rapaz, que filme perturbador. Muito bem feito. Forte mesmo. E vai além da mídia, repensando a ética e até que ponto vale tudo para se dar bem na vida.

Thomas - Nota 5 de 5Homens, mulheres e filhos (Estados Unidos, 2014)
Direção: Jason Reitman

Adultos, adolescentes e crianças amam, sofrem, se relacionam e compartilham tudo, sempre conectados. A internet é onipresente e, nesta grande rede em que o mundo se transformou, as ideias de sociedade e interação social ganham um novo significado.

Thomas: Belo filme, surpreendeu. A forma como conduz os relacionamentos, ou dificuldades dele, o paralelo com o "pálido ponto azul", a dificuldade de diálogo.

Thomas - Nota 4 de 5Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (Estados Unidos, 2014)
Direção: Francis Lawrence

Após sobreviver por duas vezes aos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) servirá como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13.

Thomas: O segundo ainda é melhor, mas esse também é muito bom. O filme nos envolve naquele jogo tenso quase um xadrez. Quem está sendo verdadeiro, quem é imagem construída? Tem muito mais coisa por aí, viu?

Thomas - Nota 4 de 5Interestelar (Estados Unidos, 2014)
Direção: Christopher Nolan

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie.

Thomas: 2001, Contato, Contatos Imediatos do Terceiro Grau... Há um certo Déjà vu em todo o filme, mas, isso não o torna ruim. É um bom filme, não tão complexo quanto Nolan quer fazer parecer, mas é um bom filme.

Thomas - Nota 4 de 5Irmã Dulce (Brasil, 2014)
Direção: Vicente Amorim

Cinebiografia de irmã Dulce, religiosa baiana que dedicou grande parte de sua vida a ajudar os necessitados. Tendo o amor e a caridade como prioridades, ela ignora preconceitos, desconfianças, dogmas e até mesmo sua saúde frágil, sempre colocando-se à disposição do outro. Conhecida como "Anjo Bom da Bahia", ela pode se tornar a primeira santa brasileira.

Thomas: Olha, meus olhos ficaram suados, mas, mais pela freira que pelo filme em si. Acho que ele poderia ser mais emotivo, mais coração. A menina Comparato está incrível, tão incrível que prejudicou nossa avaliação em relação ao trabalho de Regina Braga. No final, é um bom filme, acho nota 3 tá bom.

Lumi: Deixa de ser chato, Thomas. O filme é lindo.

Thomas: Ah, vá. Por ela, 4. E, entre de guarda-chuva na sala que tá um chororô só...

Thomas - Nota 4 de 5Relatos Selvagens (Argentina, 2014)
Direção: Damian Szifrón

Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

Thomas: Rapaz, vou te dizer, esses filmes normalmente a gente gosta de uma ou duas tramas, odeia outra e o resto é mais ou menos, certo? Errado. Aqui, todos os seis são bons filmes e conseguem nos envolver e divertir durante toda a projeção. Muito bom. Esses argentinos...

Thomas - Nota 4 de 5Festa no Céu (Estados Unidos, 2014)
Direção: Jorge R. Gutierrez

Três amigos brigando entre as expectativas dos pais e seus sonhos próprios serão alvo da aposta entre dois seres sobrenaturais, envolvendo-os em mistérios entre a vida e a morte, onde o amor é a chave.

Thomas: Uma animação de encher os olhos. Simulando um stop motion, com traços marcantes e muitas cores, Festa no Céu é encantadora. E a história é uma fábula bonita de amor, amizade e busca de sonhos. Gostei muito.


Thomas - Nota 4 de 5Boyhood - Da infância à juventude (Estados Unidos, 2014)
Direção: Richard Linklater

O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

Thomas: Gostei muito de ver essa experiência cinematográfica. Ver os atores crescendo e envelhecendo em cena sem perder o clima familiar e a trama dos personagens é muito bacana. E os diálogos são muito bons. Só achei que poderia trabalhar melhor os personagens.

Humor:
Clique para ampliar


Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.