Grandes Cenas: O Pagador de Promessas : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas - filmeVencedor da Palma de Ouro em Cannes no ano de 1962, O Pagador de Promessas continua sendo a obra brasileira mais bem sucedida internacionalmente. A obra baseada na peça de Dias Gomes nos mostra a jornada de Zé do Burro, homem simples que só queria pagar sua promessa, mas divergências religiosas, comerciais e políticas o levam a um desfecho trágico. (Contém spoiler)

A análise hoje é sobre a cena final dessa obra dirigida por Anselmo Duarte, quando a polícia chega para prender Zé, após sua vigília nas escadarias da igreja de Santa Bárbara em Salvador. Mesmo sem ter acesso ao altar, ele continua ali, esperando de maneira teimosa, para cumprir sua promessa até o fim e isso já causou diversos problemas.

Zé ouve a voz de prisão e diz que não fez nada de errado para ser preso. Com a insistência do delegado, ele puxa uma faca e diz que só morto o levam dali. É aí que começa a confusão. O trecho da cena que encontrei para análise inicia com Zé já com a faca na mão, de costas para a igreja e Rosa correndo em sua direção.

O Pagador de Promessas - filmeA cena do alto, vendo Glória Menezes correndo, subindo a escada e gritando "Zé", é rápida, mas já demonstra a tensão. Corta para a multidão ao fundo, tendo Zé com a faca na mão, pedindo para a esposa se afastar. Percebe-se planos curtos com cortes rápidos que vão fechando no rosto de Leonardo Villar aos poucos, plano inteiro, plano médio, close sempre cortando com o contra-plano. E depois de um close bem fechado abre novamente para um plano próximo para que possamos ver o padre vindo de trás para dar um tapa em seu braço.

Com a dor, Zé cai ao lado da cruz e inicia-se a confusão que vemos em um plongée para mostrar a roda ao redor de Zé e da cruz e depois, com uma câmera baixa, sempre mostrando a igreja de fundo. Uma forma de construir um significado a mais na imagem sempre com o símbolo religioso como pano de fundo da briga que, na verdade, é mais política e comercial.

O Pagador de Promessas - filmeNo meio da baderna, ouvem-se tiros e todos param, novamente criando uma roda ao redor de Zé e da cruz, que vemos novamente em um plano plongée e, do fundo, vem correndo Rosa, gritando por Zé. Ela gira o corpo do marido para constatar que ele morreu. Tudo isso, sem mudar o plano, vemos na composição da mise-en-scène sem nos aproximar.

Vemos, então, diversos planos próximos das pessoas ao redor com expressão perplexa tendo apenas o choro de Rosa ao fundo. Um plano inteiro do padre descendo a escadaria até o corpo, se benzendo. Sem cortar o plano, a câmera acompanha o movimento dele se abaixando, enquadrando ele, Rosa e Zé. Rosa manda que ele não chegue perto e ele diz que só quer encomendar a alma. Corta para um contra plano com uma câmera alta que mostra Rosa menor que o padre gritando "Pra que? Pro demônio?" demonstrando que ainda ali há o poder e a submissão diante da situação.

O Pagador de Promessas - filmeA câmera segue o padre subindo as escadas e mandando um menino fechar a porta da igreja. Corta para plano próprio das baianas rezando e depois dos políticos e policiais olhando. Para então ver uma sucessão de closes dos capoeiristas como se conversassem com o olhar. É curioso que nesse momento, o som característico do berimbau começa a entrar em um andamento lento marcando os cortes.

O andamento da música vai aumentando aos poucos e vemos um plano conjunto dos capoeiristas na escadaria se juntando, em tom ameaçador para os políticos e policiais ali presentes que sobem correndo. Novamente o plano plongée nos mostra os capoeiristas pegando o corpo de Zé, colocando em cima da cruz e carregando-a como um caixão. Aí, já é possível ver os berimbaus sendo tocados em um dos cantos da roda.

O cortejo vai subindo as escadas ao ritmo do berimbau. E vemos tudo isso de longe, com uma câmera alta que dá a dimensão da grandiosidade da escadaria e da quantidade de pessoas ali. Mais perto da Igreja, a câmera corta para um plano inteiro da cruz e vai se afastando aos poucos para mais uma vez fazer um plano geral da cena só que agora tendo a Igreja ao fundo como um alvo a ser atingido.

O Pagador de Promessas - filmeUm plano em contra-luz nos mostra a cruz se aproximando da porta e, com isso, vemos apenas a sombra com o formato dando um efeito belo e impactante. E quando a cruz passa, vemos um contra-plongée da Igreja com a cruz lá em cima fazendo uma espécie de relação do local com o Zé do burro.

Um plongée do padre se afastando mostra ele diminuindo diante da força do que está acontecendo. E por baixo da câmera passa a cruz, nos mostrando o corpo de Zé em cima dela, agora mais próximo de nós, nos deixando cúmplices do momento. Sem cortar, vemos os capoeiristas à porta, batendo com a cruz para arrombá-la. Até que ela se abre e eles entram, tendo o cortejo todo atrás. Com excessão de Rosa que fica parada no meio das escadas.

O plano geral, do alto, vendo ela pequena ali, no meio da escadaria, com as últimas pessoas entrando e o sino da igreja tocando, é também um plano extremamente significativo, mostrando sua desolação diante da perda que foi tudo aquilo. Ela fica parada e aos poucos vai subindo sozinha. E quando ela passa pela porta vemos o letreiro de FIM.

Um belo momento do cinema brasileiro.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.