Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso

Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso - filme completoDesde que vi o filme de Toniko Melo em 2011, fiquei curiosa em relação ao documentário Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso. Se a ficção já impressionava, imagina conhecer com mais detalhes a história real? Depois de muito protelar e até a própria diretora disponibilizar o filme no Youtube, consegui assistir. E o resultado é mesmo instigante.

Marcelo Nascimento da Rocha é mais do que um mentiroso. É um falsário extremamente hábil e com uma capacidade retórica impressionante. Assistir seu depoimento durante a projeção nos dá a dimensão de sua facilidade não apenas em enganar pessoas, mas em lidar com isso de maneira jocosa. Por mais que ele diga que é um vilão e que mais cedo ou mais tarde vai se dar mal, vemos orgulho em seu discurso, relatando todos os feitos como um talento a ser vangloriado.

Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso - filme completoDa mesma forma que sua família. A maneira como a irmã fala dele e dos episódios que conseguiu se dar bem chega a assustar. Parece que, apesar de saber que é errado, eles tem orgulho do talento do familiar. A mãe ri ao contar algumas tramoias do filho, até mesmo uma ligação na madrugada para dizer que talvez seja assassinado. A explicação de que aprendeu a desligar para não enlouquecer é compreensível, mas a facilidade com que falam sobre o assunto não deixa de impressionar.

O documentário de Mariana Caltabiano é praticamente composto por esses depoimentos. Do próprio Marcelo, dos seus familiares, e de pessoas que sofreram golpes dele como os famosos Ricardo Macchi e Amaury Jr., naquele que se tornou o seu caso mais conhecido quando se passou pelo filho do dono da Gol no Carnaval de Recife. Não deixa de ser divertido ver a reportagem no programa de Amaury Jr. ou mesmo Maria Paula falando do quanto ela achou engraçado ver as pessoas sendo enganadas por Marcelo, já que ela conhecia o verdadeiro Henrique Constantino.

Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso - filme completoO humor parece ser o ponto principal mesmo do roteiro escrito pela própria Mariana Caltabiano. O tema não fica pesado, sempre sendo conduzido como uma pegadinha e não um crime, o que pode ser perigoso, mas que acaba revelando o quanto é ridículo a maioria das situações. Isso fica ainda mais forte porque além dos depoimentos, a diretora insere animações em alguns momentos que criam charges divertidas. É tudo uma grande ironia, uma farsa, que não deixa de ser uma maneira de crítica inteligente.

Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso retrata, então, um tema sério, de um criminoso com características de um sociopata, mas através de uma farsa divertida e envolvente. Quando você percebe já viu o filme inteiro sem conseguir parar um só minuto.

Aqui o filme completo disponibilizado pela própria diretora (dica de Kamila Azevedo, do Cinéfila por Natureza)


Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso (2010 / Brasil)
Direção: Mariana Caltabiano
Roteiro: Mariana Caltabiano
Duração: 72 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.