Uma Garrafa no Mar de Gaza : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Uma Garrafa no Mar de Gaza

Uma Garrafa no Mar de Gaza - filmeEm determinado momento do filme, a jovem Tal Levine diz ao seu correspondente Naïm: "Eu cresci na França, lá não tem bomba". Chega a ser irônico ouvir isso após os atentados recentes, mas o que Uma Garrafa no Mar de Gaza tenta nos mostrar é aquilo que qualquer pessoa sensata quer: a esperança de paz não apenas no Oriente Médio, na Faixa de Gaza, ou mesmo na França, mas no mundo inteiro.

Tal Levine é uma jovem francesa de origem judia que mora em Jerusalém com sua família. Já Naïm é um palestino que mora em Gaza. A história dos dois começa a se cruzar quando Naïm e seus amigos encontram uma garrafa boiando no mar, perto da praia que frequentam. Uma mensagem da garota de Jerusalém fala do terrorismo e de sua incompreensão daquela realidade, e faz um convite para uma conversa através de e-mails.

Uma Garrafa no Mar de Gaza - filmeHá absurdos, romantismo em excesso e coincidências fílmicas que podem tirar o público dessa história, mas a forma como Thierry Binisti constrói a relação dos dois faz sentido e não deixa de ser uma boa metáfora dos sonhos e da inquietação de jovens que convivem com essa realidade. A começar pela forma como a garrafa é encontrada.

Os amigos jovens palestinos brincam e se divertem com a atitude maluca da moça, desdenham qualquer possibilidade de comunicação e por um tempo, nem mesmo sabemos quem respondeu ao e-mail. Um certo clima de curiosidade, uma recusa do chamado e até mesmo um desdém em relação a possibilidade do argumento.

Uma Garrafa no Mar de Gaza - filmeAs primeiras mensagens trocadas entre os jovens também são difíceis. Ele ironizando suas perguntas, ela excessivamente sonhadora. Tanto que os codinomes Gazaman e Miss Peace dão o dom das conversas. Aos poucos eles vão compreendendo que não são tão diferentes, que não querem algo tão distante e o próprio sentimento de cumplicidade vai surgindo apesar de estarem em lados opostos de uma guerra.

Não deixa de ser mais uma espécie de "Romeu e Julieta", é verdade. Por trás desse pano de fundo de um conflito milenar por terra, há a história de dois jovens que se conhecem, começam a conversar, se relacionar (ainda que virtualmente) e se envolvem cada vez mais emocionalmente. Um amor proibido, sem perspectivas que ainda passa por desconfianças de ambos os lados, como quando Naïm é torturado ou quando Tal tem que enfrentar a revolta dos pais.

No final das contas, Uma Garrafa no Mar de Gaza não discute o conflito, não toma partido, apesar de ter um olhar bem mais complacente para a causa palestina, nem aponta soluções. É apenas o olhar quase ingênuo de dois jovens que querem apenas viver suas vidas sem tanto peso em suas costas. E isso não deixa de ter sua beleza.


Uma Garrafa no Mar de Gaza (Une bouteille à la mer, 2011 / França)
Direção: Thierry Binisti
Roteiro: Thierry Binisti, Valérie Zenatti
Com: Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.