A Novela das 8 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Novela das 8

A Novela das 8 - filmePelo texto de abertura e finalização, Odilon Rocha diz que fez uma homenagem a sua avó, a sua mãe e a todos os brasileiros que adoram telenovelas. Mas, o que vemos nos 105 minutos de A Novela das 8 é que ele entendeu tudo errado.

Intelectuais diriam, telenovela é o ópio do povo, alienação da Rede Globo, melodrama barato que só visa a emoção fácil com temas rocambolescos, personagens estereotipados e tramas que onde todos os personagens acabam se envolvendo, por mais improvável que isso seja. Superficialmente, é isso mesmo. Muito da programação de efeitos do gênero é para ser de fácil captação, popular e agradar a públicos mais diversos. Mas, é também uma análise rasa, preconceituosa diante de um produto que, bem ou mal, conquistou a maioria dos brasileiros e é exportado para o mundo inteiro.

A Novela das 8 - filmeAo se manter no superficial, Odilon Rocha construiu um filme onde diz homenagear as telenovelas com uma trama que, na visão dele, é uma telenovela, com todos os seus clichês e estereótipos. Temos dois problemas aí. O primeiro e mais óbvio, cinema não é televisão. Ao transportar as estratégias televisivas para a tela grande, soa estranho, ainda mais se em alguns momentos ele tentar tornar a situação mais realista. Em segundo lugar, comparar uma trama como Dancin' Days, telenovela de Gilberto Braga exibida em 1978, que é citada no filme, com o que ele faz em A Novela das 8 é fazer uma piada sem graça.

O filme de Odilon Rocha possui dois polos bem definidos e distintos: a realidade da ditadura militar e a realidade das telenovelas com a moda da época, a disco. Para representar esses dois pontos, duas protagonistas bem estereotipadas: a prostituta de luxo Amanda, interpretada por Vanessa Giácomo, e a ex-militante disfarçada de empregada doméstica Dora, vivida por Claudia Ohana. Na vida delas, um vilão daqueles bem maus mesmo vivido por Alexandre Nero, um drama familiar que envolve ditadura, filho deixado com a avó, que ainda é gay e sofre bullying no colégio. E claro, a discoteca da Urca que inspirava a telenovela.

A Novela das 8 - filmeNão apenas o roteiro, mas toda a estética do filme lembra as marcações de uma telenovela. A luz, o encadeamento das cenas, os cortes, os planos. Enfim, a direção é também superficialmente televisiva, principalmente se olharmos os produtos que são feitos hoje. Nada parece se encaixar, fica estranho. É diferente, por exemplo, do filme Chico Xavier, onde Daniel Filho dá um caráter televisivo à trama ao puxar toda a história a partir da entrevista do médium no Pinga Fogo.

Diante de tantos estereótipos, fica difícil comprar o drama de Dora, sua relação com o militante Vicente vivido por Otto Jr. soa fake, a dor e emoção de estar com o filho vem em uma situação irreal demais, até mesmo o ódio dos policiais não parece tão crível e a culpa não é de Claudia Ohana, que se esforça para trazer emoção genuína diante de tudo aquilo. Enquanto que Vanessa Giácomo simplesmente se deixa levar por sua personagem transloucada.

A Novela das 8 - filmeA marcação novelística vem ainda na trilha sonora, sempre em excesso, chamando a atenção nos momentos mais dramáticos e estourando nossos ouvidos na boate para que vibremos juntos naquele ritmo. Há ainda um excesso de frases feitas e superficiais como "eu sou o cara que fica com a mãe". Tudo em um clima desrespeitoso com aquilo que se diz uma homenagem ao gênero televisivo. É como se Odilon dissesse: "não sei como vocês gostam disso, mas está aí um filme com cara de telenovela para vocês". O resultado definitivamente não agrada, nem quem gosta de novela. E ele acaba nem mesmo trabalhando os dois temas.

Porque nada impede que ele discuta a paixão dos brasileiros por telenovelas pelo seu ponto de vista. Ele acha que é uma válvula de escape? Uma alienação principalmente em uma época em que o país vivia uma ditadura militar? Não tem problema, o problema é não desenvolver o tema nos apresentando uma obra superficial e tola. Um rascunho do que poderia ter sido. O próprio Gilberto Braga, autor da telenovela que ele usa de ponto de partida fez algo muito melhor na minissérie Anos Rebeldes onde militância e alienação estavam em pauta a todo momento.

É uma pena, mas A Novela das 8 é apenas isso, um rascunho do que poderia ter sido, mas que esbarrou no próprio preconceito do seu autor.


A Novela das 8 (A Novela das 8, 2011 / Brasil)
Direção: Odilon Rocha
Roteiro: Odilon Rocha
Com: Claudia Ohana, Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Alexandre Nero
Duração: 105 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.