O que há no cinema: Cine Futuro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Cine Futuro

Federico Fellini - Cine FuturoNa próxima terça-feira, Salvador começa a viver em clima de Festival. É a abertura do Cine Futuro, tradicional Seminário de cinema que este ano retorna ao Teatro Castro Alves. O homenageado da edição é o cineasta italiano Federico Fellini que terá uma mostra especial. O seminário conta com mesas de discussão, diálogos, performances, mostra internacional e a competitiva de curtas. De 26 a 31 de maio no Teatro Castro Alves, com apoio na Walter da Silveira.

Estreia amanhã em Salvador também, o filme Estranhos, dirigido por Paulo Alcântara. O filme ficou pronto em 2009, mas só agora conseguiu estrear, um retrato triste para o cinema independente brasileiro que sempre sofre com a distribuição. E eles ainda tem um projeto de crowdfunding para levar alunos de escola pública ao cinema. Dá uma olhada.

Já entre os clássicos do Cinemark, temos O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg. Um filme de guerra que impressionou na época pelo realismo das cenas de batalha, principalmente a inicial na praia.

Estreias da semana:

O Vendedor de Passados (Brasil / 2015)

Direção: Lula Buarque de Holanda

O Vendedor de Passados - Nota 02 de 05

Vicente é especializado em criar versões fictícias de histórias de vida. Ele mesmo joga com os diferentes passados que conta como seus para as mulheres com quem se relaciona. Até que surge Clara, uma misteriosa cliente que o contrata para inventar uma história, com um pedido muito especial: ela deve ter cometido um crime.

Thomas: Olha, a intenção é boa. A premissa prometia, mas o roteiro foi se perdendo. E no final, ainda perderam uma ótima oportunidade de brincar com o "você acredita em tudo que te contam?" Pena. Mas, não deixa de ser bacana ver esse tipo de iniciativa por aqui.



Estranhos (Brasil / 2009)

Direção: Paulo Alcântara

Um cantor de rua, uma ex-prostituta e seu marido ciumento, dois ladrões, uma professora e duas crianças. Todos estranhos. Todos no mesmo lugar. Cinco histórias que podem ser uma só: a busca daquilo que chamamos felicidade.

Thomas: Uma história divertida, com um retrato do baiano médio, em várias histórias que vão se misturando. Uma pena toda essa dificuldade para ser lançado.

Outras Estreias:

A Incrível História de Adaline (Estados Unidos, 2015), de Lee Toland Krieger
Crimes Ocultos (Estados Unidos, 2015), de Daniel Espinosa
Miss Julie (Inglaterra, Noruega, 2014), de Liv Ullmann
Poltergeist - O Fenômeno (Estados Unidos, 2015), de Gil Kenan

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 4 de 5Mad Max - Estrada da Fúria (Estados Unidos, 2014)
Direção: George Miller

Um guerreiro das estradas deve resgatar um grupo de garotas envolvidas em uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa.

Thomas: Meninos, estou emocionado. De verdade. Forte, bem feito, profundo. E o melhor de tudo, divertido.




Thomas - Nota 2 de 5Cake - Uma Razão Para Viver (Estados Unidos, 2014)
Direção: Daniel Barnz

Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington).

Thomas: Rachel está muito bem no papel, mas o filme é assim assim. Nada é tão bem trabalhado quanto poderia. Fica meio insosso, sabe?



Thomas - Nota 3 de 5Entre Abelhas (Brasil, 2014)
Direção: Ian SBF

Entre Abelhas, uma tragicomédia, conta a história de Bruno (Fábio Porchat), um editor de imagens recém-separado da mulher (Giovanna Lancellotti), que começa a deixar de ver as pessoas. Ele tropeça no ar, esbarra no que não vê, até perceber que as pessoas ao seu redor estão ficando invisíveis. Com a ajuda da mãe (Irene Ravache) e do melhor amigo (Marcos Veras), ele tentará descobrir o que se passa em sua vida.

Thomas: Menino, Porchat surpreendendo. Um filme cheio de reflexões, metáforas. Gostei, viu? Bom caminho pro cinema nacional. Um filme corajoso.



Thomas - Nota 4 de 5Vingadores: Era de Ultron(Estados Unidos, 2015)
Direção: Joss Whedon

Sequência do sucesso "Os Vingadores", que reúne mais uma vez a equipe de super-heróis formada por Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), dessa vez enfrentando a inteligência artificial Ultron.

Thomas: Bom. Bom mesmo. Gostei. Acho que gostei até mais que o primeiro. Tem algumas coisas estranhas, como um certo romance e o vilão que fica subaproveitado, mas, não tem como não se divertir e ficar satisfeito com o resultado.



Thomas - Nota 3 de 5Velozes e Furiosos 7 (Estados Unidos, 2015)
Direção: James Wan

Após os acontecimentos de Londres, Don e sua família terão que enfrentar Deckard Shaw que quer vingar o que aconteceu a seu irmão Owen Shaw.

Thomas: Mentira, mentira, mentira e um pouco mais de mentira. Mas, divertido pacas. Ah, e tem uma homenagem bonita ao Paul Walker que deixam os olhos de qualquer marmanjo suados.



Thomas - Nota 3 de 5Cinderela (Estados Unidos, 2015)
Direção: Kenneth Branagh

Versão em live action do famoso conto de fadas, em que a jovem Ella, após se tornar órfã de mãe e pai, se torna praticamente escrava de sua madrasta e as duas filhas. Mas, um encontro inesperado com o príncipe do reino pode mudar a sua vida, só depende da ajuda de sua fada madrinha.

Thomas: Gostei de ver um pouco mais do passado de Cinderela. Ela pequena com sua mãe, a relação com o pai. Legal também a forma como o príncipe entra em sua vida. Mas, no geral, é aquilo que já conhecemos. Bem feito, mas nada de novo.


Humor:
Clique para ampliar

Thomas, o Rato de Cinema

Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.