Kingsman: Serviço Secreto : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Kingsman: Serviço Secreto

Filme - Kingsman: Serviço SecretoO cinema está repleto de espiões famosos. Assim como de organizações secretas. E também de histórias de mestres e aprendizes. Kingsman: Serviço Secreto tem um pouco de cada um deles, mas ainda assim consegue soar original em sua fórmula.

Adaptado da série de quadrinhos de Mark Millar e Dave Gibbons, o roteiro nos mostra a trajetória de Eggsy, um garoto que vive na periferia de Londres com a mãe e um padrasto violento, tendo como futuro incerto o mundo do crime. Até que surge em sua frente o agente Harry Hart, de uma organização que está recrutando um novo membro ao mesmo tempo em que tentam impedir um mirabolante plano do vilão Valentine.

Filme - Kingsman: Serviço SecretoUma das coisas que já chama a atenção em Kingsman são as referências e a forma como brinca com elas. Por exemplo, o plano do vilão, vivido por Samuel L. Jackson não nos é apresentado nem durante a sua construção nem naquele momento esperado em que "Eu conto todo o meu plano, enquanto você tenta descobrir uma forma de me parar". Esse tipo de escolha torna o filme especial e envolvente exatamente por brincar com os clichês que possivelmente utilize.

O mundo criado nos subterrâneos de uma alfaiataria não é inovador. Pelo contrário, vamos identificando relações óbvias como James Bond, Agente 86, Homens de Preto. E outras conceituais como Karatê Kid ou Kick Ass. Mas, o que torna Kingsman único é o fato de não esconder isso de sua própria essência. Eles são uma mistura de tudo e brincam com isso, inclusive nas frases de seus personagens que são fãs de tudo isso, a ponto de utilizarem como codinomes de trabalho os nomes dos cavaleiros da Távola Redonda do Rei Artur.

Filme - Kingsman: Serviço SecretoAliás, a junção de cavaleiro (knight) com cavalheiro (gentleman) é a essência do Kingsman e os testes que os recrutas passam acabam sendo uma prova disso. Trabalho em equipe, lealdade, inteligência, capacidade de cumprir ordens e fazer o que é necessário em momentos críticos. Mas, acima de tudo, um cavalheiro, como um bom inglês, não perde a fleuma nem mesmo no momento da luta. Vide o ritual que Colin Firth segue quando vai dar uma lição na gangue que persegue Eggsy.

Filme - Kingsman: Serviço SecretoSão os detalhes que nos encantam, ainda que o conjunto da obra seja bem orquestrado, com cenas de ação impressionantes, lutas que parecem uma dança de tão bem coreografadas e efeitos especiais bem construídos. Destaque ainda para a composição de efeitos emocionais, vide a expressão de JB, cão da raça Pug, em um momento crucial para ele e Eggsy. Nem o agente F de MIB conseguiu um feito tão convincente.

Como se não bastassem as referências, diversão e criatividade, ainda existe, claro, uma crítica social interessante que tem a ver com o plano mirabolante de Valentine para "salvar o mundo". A construção do plano, as bases que o fazem ser "justificável" e a resolução são apresentados em formato de brincadeira, mas que, no fundo, constroem um reflexão profunda sobre o nosso comportamento nesse mundo.

Kingsman: Serviço Secreto é daqueles filmes divertidos e bem feitos que pode não se tornar um clássico do gênero, mas não deixa de trazer o seu tempero especial para um formato que já está tão requentado.


Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service, 2014 / Reino Unido)
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Jane Goldman, Matthew Vaughn
Com: Colin Firth, Taron Egerton, Samuel L. Jackson, Mark Strong, Michael Caine
Duração: 129 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.