Paco de Lucía: La Búsqueda : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Paco de Lucía: La Búsqueda

Filme Paco de Lucía: La BúsquedaVencedor do Prêmio Goya de 2014, o documentário Paco de Lucía: La Búsqueda abriu o Festival In-Edit em Salvador com grande estilo. O documentário sobre o músico Paco de Lucía é extremamente intimista e, até mesmo por isso, envolvente.

Na verdade, o projeto é dirigido por seu filho, Curro Sánchez que fez uma série de entrevistas com o pai, buscando reconstruir sua trajetória e compreender sua relação com a música, sonhos e pensamentos. O filme se torna, então, uma longa conversa com Paco, ainda que tenha uma ou outra interferência de depoimentos do irmão Pepe e, pontualmente, de algumas pessoas que passaram por sua vida. Além de uma gama de imagens de arquivo que enriquecem a narrativa.

Filme Paco de Lucía: La BúsquedaMas, a proposta é mesmo sentar ao lado de Paco e ouvi-lo contar sua história. Nos colocamos um pouco no lugar de Curro, conhecendo melhor não apenas a história, mas como funciona a mente daquele homem que com apenas sete anos de idade e sem nunca ter pego um violão já dava nota nos ensaios do pai, Antonio Sánchez, apontando quando ele estava fora do compasso. É uma relação genuína de amor por um instrumento que ele parecia compreender como a uma pessoa e em suas mãos emitia melodias incríveis.

Paco foi além da música flamenca, experimentando ritmos e sonoridades, como instrumentista e compositor se tornando um nome de referência mundial. E é interessante conhecer um pouco mais da forma como ele foi se destacando no meio, a princípio apenas como acompanhante do irmão Pepe, mas logo se destacando e se tornando o nome mais importante da família.

Filme Paco de Lucía: La BúsquedaA simplicidade com que ele fala da música e a facilidade com que maneja o violão é mesma com que responde a um repórter sobre o porquê de Paco de Lucía. Afinal, seu nome de batismo é Francisco Sánchez Gomes. Paco é o apelido e Lucía sua mãe, de origem portuguesa e que servia como referência diante de tantos Pacos em sua infância. O que reforça ainda mais o caráter família que a música tinha em sua vida.

A fama e a profissionalização foram algo que só vieram depois. Tocar para Paco era natural, acompanhar seu irmão também. E gravar um disco sem ser cantor, não passava por sua cabeça. Nem mesmo compor. Só começou a fazê-lo já nos Estados Unidos quando o ídolo Sabicas lhe disse que "um verdadeiro guitarrista toca suas próprias composições". Lembrando que o nome guitarra, tanto na Espanha quanto nos Estados Unidos serve para indicar o que para nós é o violão.

Paco de Lucía: La Búsqueda é, então, essa busca, essa pesquisa por compreender um homem por trás de um grande músico da melhor forma possível: ouvindo-o. E é isso que fazemos durante os noventa e cinco minutos de projeção, ouvimos Paco de Lucía, seja nos contando um pouco de si ou nos encantando com suas mãos impressionantemente hábeis ao conduzir um violão.


Filme Visto no In-Edit 2015 - Etapa Salvador.

Paco de Lucía: La Búsqueda (2015, Espanha)
Direção: Curro Sánchez
Roteiro: Casilda Sánchez, Curro Sánchez
Duração: 95 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.