What Happened, Miss Simone? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

What Happened, Miss Simone?

Filme What Happened, Miss Simone?What Happened, Miss Simone?, documentário da Netflix que chegou à plataforma esta semana tem dois grandes trunfos: a quantidade de imagens de arquivo, algumas inéditas, e a própria personagem retratada, por sua força, sua música, seu posicionamento político e pela conturbada vida social que a levou a morrer quase sozinha.

Eunice Kathleen Waymon, seu nome de batismo, na verdade tinha um sonho muito claro: ser a primeira pianista clássica negra. Não conseguiu. Foi recusada pela faculdade de música Filadélfia e teve que começar a tocar em bares para sobreviver. Foi lá que nasceu Nina Simone, o codinome que usou por toda a vida artística e que começou sendo apenas um disfarce para que sua mãe não soubesse que ela estava tocando músicas "profanas". Mal ela sabia que suas dificuldades estavam apenas começando.

Filme What Happened, Miss Simone?Liz Garbus disseca a vida de Nina Simone em todos os níveis e papéis. Utilizando depoimentos da filha, do ex-marido e de amigos próximos, o documentário utiliza diversas imagens de arquivo para nos dar a própria cantora e pianista como peça importante nessa reconstituição histórica. Tendo inclusive, diversos arquivos de entrevistas em rádios, ilustradas por imagens da época, vamos conhecendo os sonhos, as decepções e a alma de Nina Simone, que só queria ser reconhecida por seu talento, sem ser julgada por sua cor.

Filme What Happened, Miss Simone?O talento musical foi sendo aprimorado com o tempo, sendo composto por músicas que servem de inspiração até hoje. Mas, sua contribuição para a música teve também um viés político muito forte. O atentado no Alabama que matou quatro garotas dentro da igreja foi o estopim para que Nina voltasse sua carreira para a música política. Com "Mississippi Goddam" ela foi amada e odiada. Símbolo de uma causa, mas barrada em rádios e televisões por causa do "palavrão" e sua carreira nunca mais foi a mesma.

É emocionante conhecer a vida pessoal dessa mulher que parecia tão forte em palco. Suas dificuldades com amizades, sempre muito sozinha. Seu relacionamento conturbado com Andrew Stroud, seu marido e empresário durante muito tempo de quem sofreu violência doméstica por diversas vezes. E, principalmente, sua doença, síndrome de bipolaridade que fazia ela estourar com a plateia, assim como chorar com imensa facilidade.

Filme What Happened, Miss Simone?Mais do que um documentário histórico sobre uma cantora e pianista, What Happened, Miss Simone? é um resgate amoroso de um ser humano incrível. Nos faz querer tê-la conhecido e compreendido suas lutas, seu desejo por valorizar a sua própria raça tão maltratada. Ainda que possamos não concordar com a incitação da violência que ela defendia. Mas, havia uma auto-afirmação necessária, sem dúvidas.

O documentário me lembra muito outro símbolo ativista famoso na época: Mama África, de Mika Kaurismäki, nos mostra Miriam Makeba com toda a força que a personagem tem em sua música e ativismo político. Mulheres incríveis, hoje quase esquecidas da grande massa, mas que continuam com seus acordes ecoando por aí, mesmo que em outros compassos, vozes e até línguas.

What Happened, Miss Simone? pode não trazer nenhum inovação na linguagem do documentário, nem mesmo ter uma estrutura tão criativa, ou mesmo um roteiro tão bem delineado. Mas, é competente em nos passar a história dessa mulher e fazê-la ecoar aos quatro cantos do mundo, como merece.


What Happened, Miss Simone? (2015 / EUA)
Direção: Liz Garbus
Roteiro: Liz Garbus
Duração: 101 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.