Sicario - Terra de Ninguém : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Sicario - Terra de Ninguém

Filmes - Sicario - Terra de NinguémDenis Villeneuve tem construído uma carreira interessante em Hollywood desde que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro com o ótimo Incêndios. Sicario - Terra de Ninguém é só mais um exemplar de sua bela filmografia.

A trama gira em torno da agente do FBI Kate Macer, interpretada por Emily Blunt, que após uma descoberta chocante em ação acaba envolvida com uma operação sigilosa na fronteira do México com os Estados Unidos. Quanto mais ela testemunha as ações do agentes da CIA, mas ela percebe que a falta de ética já é algo extremamente natural naquele negócio.

Filmes - Sicario - Terra de NinguémO tema não é novo, nem mesmo o local. Filmes recentes como Onde os Fracos não tem vez e Traffic mostram bem isso. Mas, desde os clássicos filmes de westerns que o oeste é uma terra sem lei. O filme de Villeneuve não traz novidades, mas nos instiga do princípio ao fim por seu clima tenso e pela maneira como ele vai nos apresentando personagens e situações.

Há sempre um tom de mistério e novidade, ainda que em um tema batido. Não há grandes segredos, mas tudo nos leva a colar na ação e acompanhar Kate em sua jornada. Incomoda um pouco a forma ingênua com que ela é construída, as perguntas que ela vai fazendo e a forma como vai se deixando levar pelos personagens de Josh Brolin e Benicio Del Toro. Isso sem falar em um cena onde ela age de maneira quase amadora perdendo a arma e sendo estrangulada.

Filmes - Sicario - Terra de NinguémKate Macer é a novata, artifício comum de roteiro para explicar o mundo ao espectador. O problema é que esse mundo não é algo totalmente desconhecido do mesmo, e por isso, ela acaba sendo "o pato" da situação. Ainda assim, a direção de Denis Villeneuve consegue nos fazer relevar esse detalhe diante de uma narrativa envolvente e extremamente tensa onde estamos a todo momento esperando cenas de impacto como as primeiras.

E há, pois não há escrúpulos nem ética na maioria dos personagens e as mortes, inclusive de crianças, não são tabu. Tudo isso é conduzido com grande pulso pelo personagem de Benicio Del Toro. Alejandro é o grande contra-ponto de Kate, um homem misterioso que não sabemos quem seja, nem de onde venha. Mas, que demonstra ser conhecido e temido por muitos. A verdadeira chave e conflito do filme está nele. No final, das contas, é sua jornada que acompanhamos.

Assim, Sicario ganha em força e significado, nos trazendo nuanças de uma guerra conhecida, muito explorada, mas que demonstra ter ainda muito fôlego para diversas outras narrativas. Até porque o grande conflito que o filme aborda está longe de ter uma solução definitiva. Nem a questão das drogas, nem a falta de lei ou ética. Tudo está lá, ainda sendo explorado e descoberto no Velho Oeste.


Sicario - Terra de Ninguém (Sicario, 2015 / EUA)
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Taylor Sheridan
Com: Emily Blunt, Josh Brolin, Benicio Del Toro, Victor Garber, Daniel Kaluuya
Duração: 121 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.