O Garoto do Futuro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Garoto do Futuro

O Garoto do Futuro - filmeO Garoto do Futuro é daqueles casos peculiares com o qual o cinema nos brinda de vez em quando. Seria apenas uma comédia boba adolescente que nem virou "clássico" da "Sessão da Tarde" se não fossem algumas curiosidades. Pra começar o título nacional...

Teen Wolf se tornar O Garoto do Futuro foi mesmo pura jogada de marketing para aproveitar o sucesso do filme De Volta Para o Futuro com o mesmo protagonista, Michael J. Fox. O curioso é que o filme do lobisomem adolescente foi filmado antes, mas acabou só sendo lançado meses depois, o que ajudou na divulgação.

O Garoto do Futuro - filmeCurioso também é o fato que Michael J. Fox, na época, estrelava a série Family Ties, que aqui no Brasil ganhou o nome de Caras e Caretas. Por causa da agenda, ele não pode aceitar o papel de protagonista do filme De Volta Para o Futuro que começou a ser filmado com Eric Stoltz no papel de Marty McFly. Mas, acabou que as gravações da série deram uma pausa e ele pode entrar no filme de Rod Daniel e na sequência acabou substituindo Stoltz no filme de Robert Zemeckis, pois o diretor achou que o ator não conseguiu o tom exato para o personagem.

Como última curiosidade, o filme acabou inspirando uma série de mesmo nome na MTV a partir de 2011, estando agora em sua quinta temporada. Ou seja, a história de um adolescente que se transforma em lobisomem parece mesmo que rende muitas tramas. Mas, o mais estranho em Teen Wolf é que, em vez de amedrontar a cidade, ele se torna uma celebridade no colégio como o bicho.

O Garoto do Futuro - filmeO filme é completamente fantasioso e não segue exatamente uma lenda dos homens lobos, Scott Howard é um garoto normal que começa a perceber algumas mudanças em seu corpo até que não apenas se transforma em um lobisomem como descobre que isso é genético. E quando ele se transforma pela primeira vez em público todos se assustam, mas logo começam a idolatrá-lo tornando-o o garoto, ou melhor, lobo mais popular do colégio.

Na verdade, o roteiro de Jeph Loeb e Matthew Weisman é mais um dos muitos clichês de high school com o garoto tímido e pouco habilidoso, apaixonado pela garota popular que já tem um namorado também popular, e não dá bola para sua amiga de infância que é apaixonada por ele. E que vai descobrir seu valor e dar a volta por cima, inclusive desprezando a garota popular e ficando com a amiga.

O Garoto do Futuro - filmeQuantos filmes já vimos assim? Inúmeros. O adendo do lobisomem acaba sendo uma metáfora e tem seus pontos interessantes. Mas, o filme em si acaba sendo mal resolvido. Não apenas pelos efeitos pouco inspirados, mas principalmente pela construção das situações que tornam tudo incrível demais, não nos fazendo embarcar naquele universo.

Michael J. Fox tem muito carisma e talento, conseguindo nos segurar na frente da tela, mas quando ele se transforma, beira ao ridículo, seja jogando basquete, andando pelos corredores, ou dançando no baile do colégio. É difícil de comprar aquela ideia, e que todos aceitem de uma maneira tão natural aquele ser ali.

Na verdade, O Garoto do Futuro é uma grande piada e não deve ser levado muito a sério, principalmente pelo ritmo e produção do filme. Mas, de qualquer maneira, há ali algumas premissas interessantes de aceitação, diferenças e formas de se aceitar e se sobressair que acabam tendo potencial. Não por acaso, a série está aí, em sua quinta temporada fazendo sucesso. Como filme, fica mais pela curiosidade mesmo.


O Garoto do Futuro (Teen Wolf, 1985 / EUA)
Direção: Rod Daniel
Roteiro: Jeph Loeb, Matthew Weisman
Com: Michael J. Fox, James Hampton, Susan Ursitti, Mark Arnold
Duração: 91 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.