Cartel Land : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cartel Land

Cartel Land - filmeCandidato ao Oscar de Melhor Documentário, Cartel Land traz uma característica que poucos documentaristas parecem estar utilizando hoje em dia, a investigação em campo. Vemos muitas pesquisas em materiais de arquivo, em depoimentos póstumos, mas quando um filme parece que está ali, ao lado do acontecimento, tudo fica ainda mais impressionante.

O filme trata de violência, possibilidades de proteção e limites da justiça com as próprias mãos. Retratando a violência e consequências dos carteis de drogas no México, ele acompanha a formação de dois grupos de justiceiros, um no México e outro nos Estados Unidos. Focando muito mais no primeiro que no segundo, vamos acompanhando a jornada do Dr. Mireles, que une uma grande quantidade de mexicanos em sua armada no combate ao crime. E claro, que isso também traz consequências.

Cartel Land - filmeUm dos maiores méritos do filme é não escolher um lado. Expõe em tela traficantes produzindo metanfetamina, justiceiros investigando a fronteira nos Estados Unidos, justiceiros atacando no México, população apoiando, população reclamando, justiceiros mudando de lado e justiceiros que preferem não aceitar o convite do governo. Todos da mesma maneira, imparcial e respeitosa. Isso gera um grande impacto, principalmente na revelação final da composição cíclica da obra.

É instigante também que Matthew Heineman consegue estar com sua câmera em tantos momentos importantes, tendo acesso a situações sigilosas e flagrando ações complexas, de todos os lados. Provavelmente fruto de um trabalho longo de acompanhamento dos grupos e muito material bruto para analisar e construir sua história.

Cartel Land - filmeO filme questiona, através das imagens e situações, tanto o trabalho do governo, com sua polícia oficial, quanto dos justiceiros diante do problema das drogas. Ao mesmo tempo, expõe o pensamento dos traficantes de uma maneira muito franca, como um negócio que não tem fim, dá lucro e tem mercado. Enquanto isso acontecer, eles estarão lá e a violência será consequência disso.

Da mesma forma que mostra que combater violência com violência pode parecer um mal necessário, acaba gerando o efeito inverso, tornando os combatentes iguais aos que combatem. A população é que acaba sofrendo as consequências sem direito a escolhas. Além disso, mostra que nada é tão simples e que pré-julgamentos só nos faz repetir informações que chegam até nós, já filtradas por interesses de determinados grupos.

É interessante que o filme joga as informações na tela, sem julgamentos e também sem procurar soluções definitivas. Pelo contrário, nos mostra que esse é um problema que está distante de ser resolvido, porque tem muitas variáveis e muitos interesses conflitantes. Algo que é mesmo cíclico e que por mais que tentemos desatar o nó, acabamos retornando ao ponto inicial. Um filme, sem dúvidas, impactante.


Cartel Land (Cartel Land, 2015 / México / EUA)
Direção: Matthew Heineman
Roteiro: Matthew Heineman
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.