O que há no cinema: Velhas Novidades : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Velhas Novidades

Meu Amigo Hindu Semana pós-Oscar, muitos filmes premiados ainda em cartaz e a temporada 2016 esquentando de vez os motores. Vale lembrar que o vencedor do Oscar O Filho de Saul ainda não estreou em Salvador e outras cidades do país, infelizmente. Enquanto Ex-Machina, só passou no cinema de Salvador, graças à Sala Walter da Silveira. De qualquer maneira, filmes nacionais e estrangeiros estreiam nessa semana com algum destaque de todos os gêneros, tem de Kung Fu Panda 3 ao terror A Bruxa. Destaque ainda para a estreia de Meu Amigo Hindu, novo filme de Hector Barbenco. Vamos lá, que ainda tem muito cinema esse ano.

Estreias da semana:

Meu Amigo Hindu (Brasil, 2016)

Direção: Hector Babenco

Meu Amigo Hindu - Nota 02 de 05
Diego é um cineasta diagnosticado com câncer terminal, cuja única chance de sobrevivência é se submeter a um transplante de medula óssea experimental, que apenas é realizado nos Estados Unidos. Assim, ele parte para Washington mas antes decide se casar e se despedir dos amigos. Já no hospital, ele conhece um menino hindu de apenas oito anos, que também está internado. Logo Diego passa a vivenciar com ele aventuras fantasiosas, inspiradas no cinema, que ajudam a suportar a dura realidade que os cercam.

Thomas: É um filme estranho, tem coisas interessantes ali, mas no geral, parece uma auto-homenagem estranha. Além de ser um filme longo e cansativo... É uma pena ver Babenco cada vez mais longe do diretor de Pixote e o Beijo da Mulher Aranha.

Outras Estreias:
Apaixonados (Brasil, 2015), de Paulo Fontenelle
A bruxa (Estados Unidos, Canadá, 2015), de Robert Eggers
Um homem entre gigantes (Estados Unidos, 2015), de Peter Landesman
Cinquenta tons de preto (Estados Unidos, 2016), de Michael Tiddes
Kung Fu Panda 3 (Estados Unidos, 2015), de Jennifer Yuh

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 4 de 5O Quarto de Jack (Estados Unidos, 2015)
Direção: Lenny Abrahamson

Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

Thomas: Filme intenso, realidade cruel, construída com delicadeza pelo olhar infantil. Fiquei emocionado.



Thomas - Nota 5 de 5O Regresso (Estados Unidos, 2016)
Direção: Alejandro González Iñárritu

Hugh Glass parte para o oeste americano a mando do capitão Andrew Henry, disposto a ganhar dinheiro. Lá ele é atacado por um urso, que o deixa seriamente ferido. Dois homens o encontram, mas, como acreditavam que ele morreria logo, resolvem roubar seus pertences e deixá-lo por lá mesmo. Entretanto, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.



Thomas: Teste de resistência. O filme não é perfeito, mas acabou levando cinco queijos porque encanta, envolve, emociona e tira nosso fôlego. E isso é cinema!

Thomas - Nota 3 de 5Joy - O nome do sucesso (Estados Unidos, 2015)
Direção: David O. Russell

O filme conta a história de Joy Mangano, uma jovem mãe divorciada que se tornou uma das maiores empresárias dos Estados Unidos.

Thomas: Menina retada essa Joy. E sério, fiquei com vontade de comprar o esfregão dela aqui pra toca, tanta coisa que jogam no chão desse cinema...



Thomas - Nota 3 de 5Reza a lenda (Brasil, 2015)
Direção: Homero Olivetto

Ara, um homem de ação e poucas palavras, é o líder de um bando de motoqueiros armados que acredita em uma antiga lenda capaz de devolver justiça e liberdade ao povo da região. Quando realizam um ousado roubo, acabam despertando a fúria do poderoso Tenório. Agora, Tenório vai concentrar todas as suas forças em uma perseguição para destruir o bando de Ara e recuperar aquilo que acredita ser seu por direito.

Thomas: A ideia é boa e começa bem, mas o filme parece que vai desandando. Pena.



Thomas - Nota 4 de 5Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, o filme (Estados Unidos, 2015)
Direção: Steve Martino

Animação baseada nos famosos personagens dos quadrinhos de Charles M. Schulz.

Thomas: Meus olhos suaram de emoção. Saudade dessa turma, saudade desse cachorro maluco, saudades dessas histórias. Uma bela homenagem e uma forma de conquistar novos fãs. Tomara.



Thomas - Nota 4 de 5Creed - Nascido para lutar (Estados Unidos, 2015)
Direção: Ryan Coogler

Rocky Balboa treina o filho de Apollo Creed para ser um novo campeão.

Thomas: Emoção, pura emoção. Creed honra a série Rocky e nos apresenta um novo herói. As marcas estão lá, mas é outra história. O problema agora é que Lumi quer treinar boxe.



Thomas - Nota 3 de 5Steve Jobs (Estados Unidos, 2015)
Direção: Danny Boyle

A produção, que utiliza os bastidores de três lançamentos da Apple como pano de fundo, faz uma imersão na era da revolução digital e apresenta um retrato íntimo de Steve Jobs, fundador da Apple.

Thomas: Agora sim, a gente conseguiu sentir um pouco mais da efervescência que foi a mente de Jobs. Um filme ágil com ótimos diálogos. Vale muito.



Thomas - Nota 4 de 5Boi Neon (Brasil, Holanda, Uruguai, 2015)
Direção: Gabriel Mascaro

Nos bastidores das vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de solta-los na arena. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semi-árido nordestino.

Thomas: Quebra de estereótipos, uma linguagem documental da ficção, uma beleza de história. Daqueles filmes que dá gosto ver que o Brasil pode produzir.



Thomas - Nota 5 de 5Os Oito Odiados (Estados Unidos, 2015)
Direção: Quentin Tarantino

Durante uma nevasca, o "carrasco" John Ruth está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue, que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren, que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix, prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles.

Thomas: Tarantino sendo Tarantino. Um ótimo filme, repleto de bons diálogos, personagens instigantes e muito derramamento de sangue.

P.S. Lumi tá aqui chorando que não pode ver e a Cobra está na dúvida se pode se render ao pop cult. Já a aranha está brigando comigo por causa da nota. Eu queria ser prudente e dar quatro queijos. Mas, o coração é mole e é um ótimo início de ano, então, vamos quebrar as regras e ser impulsivo de uma vez. ;)



Thomas - Nota 3 de 5O Bom Dinossauro (Estados Unidos, 2015)
Direção: Bob Peterson, Peter Sohn

Como seria o mundo se os dinossauros nunca tivessem sido extintos do planeta Terra?

Thomas: Fiquei pensando, quero um spot para mim. Ele seria um bom amigo e um cão de guarda fiel, ops... Um filme bonito, uma fábula de amizade e amadurecimento, além de valorização da família, com um visual incrível. Lumi tá uivando até agora.



Thomas - Nota 2 de 5As Sufragistas (Reino Unido, 2015)
Direção: Sarah Gavron

O filme se passa na Londres do início do século XX e retrata o crescimento das aparições em público das sufragistas, mulheres que resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começam a encarar uma crescente agressão da polícia, decidem se rebelar publicamente.

Thomas: A intenção é boa, a causa mais do que justa. Tem alguns bons momentos e Carey Mulligan está ótima. Mas, infelizmente, enquanto filme, tem sérios problemas.



Thomas - Nota 4 de 5Chico - Artista Brasileiro (Brasil, 2015)
Direção: Miguel Faria Jr.

Personagem fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos, autor, dramaturgo e compositor, Chico Buarque dialoga com a própria memória neste filme de Miguel Faria Jr. O longa tem como um dos eixos a descoberta do irmão alemão de Chico.

Thomas: Chico merece todas as homenagens. E o documentário consegue nos levar para mais perto do artista em uma conversa bem envolvente e rica.


Humor:
Clique para ampliar

Thomas, o Rato de Cinema

Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.