Os Caça-Fantasmas : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Caça-Fantasmas

Os Caça-Fantasmas - filmeEste ano teremos as Caça-Fantasmas, versão feminina da trupe dos anos 80 que divertiu muita gente em busca de seres sobrenaturais. Bom momento, então, para relembrar as aventuras de Egon, Peter, Ray e Winston.

O primeiro filme de 1984 já se tornou um clássico moderno, ainda que como técnica fílmica não seja bem realizado. Tem, inclusive efeitos especiais extremamente datados. Mas, é acima de tudo divertido e se torna um ótimo entretenimento ainda hoje.

É um mundo de fantasia, onde fantasmas são pegos por máquinas bem elaboradas e arquivados como objetos palpáveis. Tentar encontrar lógica científica no roteiro é mesmo perda de tempo. Assim como toda a trama de Zuul com sua aparência a ser escolhida, seu porteiro e o guardião da chave.

Os Caça-Fantasmas - filmeToda a trama do deus sumério é criada pelos roteiristas Dan Aykroyd e Harold Ramis. E é impressionante como ela é rica em detalhes, não apenas quando ficamos conhecendo a origem de Zuul, mas também pelas falas e apresentações de seu porteiro e seu guardião, que encarnam nos personagens de Sigourney Weaver e Rick Moranis.

Mais do que uma trama, Os Caça-Fantasmas tem ótimos personagens, que são muito bem defendidos pelo elenco. As personalidades se completam de uma maneira divertida e cativante. Peter é o cientista picareta, Egon, o CDF, Ray, o empolgado e Winston, o crente que caiu de paraquedas ali apenas pelo emprego. Isso sem falar na divertida Janine. E os dois vizinhos completam essa bela fórmula com esquetes divertidas e memoráveis.

Os Caça-Fantasmas - filmeAinda que com uma tecnologia limitada que torna os efeitos especiais da época datados, Ivan Reitman é criativo na condução das situações, usando muito o fora de tela, com insinuações e suspense. Falar de fantasmas sem mostrá-los, seria complicado, então, há criatividade também na construção dos elos e situações de embate, como os feitos com Geléia que acabou sendo importante na série animada.

Os Caça-Fantasmas é daqueles filmes divertidos sem maiores compromissos, mas que marcaram uma época e ainda hoje funciona. A cena da batalha com Zuul, por exemplo, continua na mente de muitas pessoas e é um símbolo do que esse grupo representa. Uma mistura de ciência e fé na diversão. Vamos torcer para a versão feminina manter a aura dos rapazes.

P.S. Como curiosidade, a campanha de divulgação do filme na época trazia um número de telefone que quando ligado dava para ouvir uma gravação com as vozes dos atores dizendo que estavam em missão e que era pra ligar mais tarde, trazendo um pouco do universo fílmico para a realidade.


Os Caça-Fantasmas (Ghost Busters, 1984 / EUA)
Direção: Ivan Reitman
Roteiro: Dan Aykroyd, Harold Ramis
Com: Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Harold Ramis, Rick Moranis, Annie Potts, Ernie Hudson
Duração: 105 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.