Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!

Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! - filme"Clássico da Sessão da Tarde", Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! foi a sensação de 1980, um marco na comédia besteirol com piadas divertidas que satiriza tudo, inclusive a si mesmo.

A trama poderia ser de um filme de ação catástrofe. Durante um voo para Chicago, parte da tripulação passa mal ao ingerir determinado ingrediente no almoço, inclusive o piloto, o copiloto e o navegador, deixando o avião sem controle e apenas um passageiro tem a possibilidade de colocá-lo no chão: o ex-combatente de guerra, Ted Striker. O problema é que ele é traumatizado por um erro durante sua última missão, além de nunca ter pilotado um bimotor.

Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! - filmeMas, claro, o argumento ganha um tratamento cômico, quando tudo é motivo de piada, até mesmo o mal-estar das pessoas em situações nonsense. Na verdade, a brincadeira começa antes mesmo de o avião levantar voo, no aeroporto com as duas vozes no alto-falante local que começam a discutir. Tem ainda as piadas com os que panfletam no local e até mesmo com a passagem que vem cheia de fumaça porque o protagonista pediu um assento para fumantes. Sim, naquela época podia fumar dentro do avião.

Há muita brincadeira pontual, seja mexendo com falas ou com situações inusitadas como a aeromoça tocando violão e desconectando sem perceber o oxigênio da menina doente que está viajando. Ou a presença do ex-jogador Kareem Abdul-Jabbar que interpreta o co-piloto, mas é apontado pelo garotinho que visita a cabine como se fosse o próprio jogador.

Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! - filmeMas o que torna o filme mais divertido é o herói trágico Ted, vivido por Robert Hays, porque ele é o único ali que se leva a sério. A graça é construída em torno dele, seu trauma e seu amor pela bela Elaine. Visto como chato, com histórias entediantes que fazem seu interlocutor se suicidar diante da ladainha e com um tique nervoso que não o permite acertar a boca ao tentar ingerir qualquer bebida, Ted se torna engraçado em suas lembranças que sempre trazem alguma piada ou referência a filmes como a dança de Embalos de Sábado à Noite.

A piada acaba se invertendo quando Ted assume o comando do avião e do outro lado está um desafeto seu de guerra. Agora, é o comandante em terra que se torna o chato falastrão, construindo um eco e uma piada final divertida.

Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! fez tanto sucesso na época, que foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme e ao Bafta de Melhor Roteiro. Demonstrando que comédia besteirol pode ser inteligente e divertida sem apelar para tantas bobagens que vemos hoje em dia em tela.


Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (Airplane, 1980 / EUA)
Direção: Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker
Roteiro: Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker
Com: Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen
Duração: 88 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.