Nocaute : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Nocaute

Nocaute - filmeFilmes de queda e redenção não são novidade, ainda mais em filmes de boxe. Mas, apesar das inúmeras referências, Nocaute acaba prendendo a nossa atenção, seja pelas lutas bem orquestradas ou pela atuação de Jake Gyllenhaal que nos passa uma verdade em sua dor e busca por conter seus impulsos.

Billy Hope é um lutador admirável. Grande campeão, com os títulos unificados, tem uma vida estável, uma bela mulher que o ama e uma linda filha. Um final perfeito para uma infância difícil em um orfanato. Porém, a insistência de um desafeto por lutar com ele vai resultar em uma tragédia que muda sua vida para sempre. Agora, ele terá que reaprender a viver e lutar, inclusive pela guarda e amor de sua filha.

Nocaute - filmeEsse é um dos pontos principais do filme: as atitudes impulsivas e as conseqüências disso. Mais um psicólogo que um treinador, o personagem de Forest Whitaker, Titus Willis, irá ensinar Billy a conter seus impulsos e agir de maneira mais racional. Ele sempre foi um lutador que se entregou de cabeça e nunca soube se defender. No melhor estilo que a defesa é o melhor ataque, Titus Willis também vai ensinar seu lutador a se defender dos adversários no ringue e na vida.

Nocaute - filmeO melodrama que é construído com a família de Hope tem momentos interessantes. Seja na confusão da saída da fatídica festa ou nas tentativas de visitas à filha, há uma intensidade verdadeira ali que não apela para o sentimentalismo, mas nos mostra uma dor, um desespero que nos toca e cria empatia diante dos fatos.

Mas, o que envolve mesmo na trama é quando Billy está no ringue. A orquestração das câmeras, o jogo de golpes, o sangue, os ferimentos, tudo passa uma verdade que impressiona e empolga. Como os bons filmes de Rocky, onde apanhar não é necessariamente sinal de fraqueza.

Ainda assim, Nocaute está longe de se tornar um clássico do gênero. Apesar da empatia com a história e a boa entrega de Jake Gyllenhaal, é uma espécie genérica que não entrega necessariamente nada de novo ou único. Um filme como muitos que vemos por aí, seja em roteiro, direção ou detalhes técnicos.

De qualquer maneira, é um filme bem feito, honesto, com boas atuações e algumas cenas marcantes que no final nos deixam uma sensação gostosa de uma boa obra e um bom divertimento.


Nocaute (Southpaw, 2015 / EUA)
Direção: Antoine Fuqua
Roteiro: Kurt Sutter
Com: Jake Gyllenhaal, Rachel McAdams, Forest Whitaker, 50 Cent, Oona Laurence
Duração: 124 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.