A Moça que dançou com o Diabo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Moça que dançou com o Diabo

A Moça que dançou com o Diabo - filme

No primeiro dia de Competitiva do 5º Olhar de Cinema de Curitiba, um dos destaques foi o curta-metragem “A Moça que dançou com o Diabo”, do cineasta João Paulo Miranda Maria.

Vencedor do prêmio especial do júri no último Festival de Cannes, o curta traz uma releitura de uma antiga lenda do interior paulista, onde uma garota de uma família extremamente católica desobedece os pais e vai para uma festa em plena sexta-feira santa.

A Moça que dançou com o Diabo - filmeNo filme, João Paulo trouxe outro ponto de vista para a trama. A garota aqui é de uma família evangélica, canta hinos nas pregações promovidas pelos pais no meio da rua e segue uma rotina rígida. Porém, está em plena adolescência, descobrindo seus próprios desejos.

O filme encadeia bem a apresentação das personagens e a rotina familiar. Apesar da crítica religiosa, não há preconceito por parte do filme em relação aos evangélicos. Apenas um retrato das pregações e postura de vida.

Há pausas bem construídas, assim como uma boa ambientação. João Paulo trabalha com não-atores buscando um cinema realista, apesar do tom fantástico na parte final. E funciona. O clima é bem construído, inclusive com a amiga que vai levando a garota para conhecer o outro, se maquiando e usando roupas provocantes para dançar na noite.

É, no geral, um filme envolvente e bem produzido que fica em nossa mente.


Filme visto no 5º Olhar de Cinema - Curitiba

A Moça que Dançou com o Diabo (2016 / Brasil)
Direção: João Paulo Miranda Maria
Roteiro: João Paulo Miranda Maria
Duração: 14 min.


Reflexões após sessão:
Impressiona que seja um filme de guerrilha. Como falou o diretor após a sessão, foi realizado com apenas R$ 500,00 e foi para Cannes. João Paulo já tinha ido ao Festival com o curta Command action, mas na semana da crítica. Essa foi a primeira na competitiva oficial.

O diretor lamentou que seja tão difícil conseguir apoio para realizar filmes quando ainda se é desconhecido. “Falam da Lei Rouanet, mas se você não tem um currículo é complicado, as empresas não se interessam”.

Segundo ele, ir dois anos a Cannes com filmes bancados pelo próprio grupo abriu portas, até produtores de Hollywood já ligaram para ele. Mas, mesmo assim não é fácil. Para o primeiro longa-metragem ele está fazendo parcerias com produtoras mais experientes para conseguir viabilizar o projeto.

É uma reflexão que fica, de fato. A dificuldade de começar. Como mostrar que tem talento se não consegue a primeira oportunidade ? Ele pelo menos, conseguiu uma equipe para bancar junto a ideia, muitos não devem ter a mesma sorte.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.