Amizades Improváveis : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Amizades Improváveis

Amizades Improváveis  - The Fundamentals of Caring - filme

The Fundamentals of Caring, novo filme da Netflix que aqui ganhou o título de Amizades Improváveis tem uma premissa que nos causa um certo déjà vu. Desde obras como Intocáveis ao recente Como Eu Era Antes de Você, algo ali nos soa familiar, mas não deixa de ser envolvente e gracioso.

Trevor é um garoto doente e mal humorado que vai sendo conquistado por seu cuidador ao mesmo tempo que modifica a vida deste. Ben Benjamin, vivido por Paul Rudd passa por problemas pessoais. Desempregado, recém separado e com um drama pessoal relacionado a seu filho pequeno, tenta recomeçar a vida, por isso faz um curso de cuidador e vai parar na casa de Trevor, mesmo sem nenhuma experiência.

Amizades Improváveis  - The Fundamentals of Caring - filmeAmizades Improváveis é antes de tudo um road movie com mensagens positivas em relação à vida. Trevor sofre de distrofia muscular, mas o seu maior problema é a insegurança. Ele tem medo de tudo e segue uma rotina rígida onde não muda nem o que come nem onde vai e quando. A proposta de conhecer o mundo o assusta, mas de alguma forma o toca. Ele embarca com Ben em busca do poço mais fundo do mundo, mas na verdade, o que ele busca é desbravar o mundo indo além do que conhece.

No caminho, os dois vão conhecer a jovem Dot, vivida por Selena Gomez, e Peaches, interpretada por Megan Ferguson. Cada uma irá agregar em algo à história e à busca de Trevor e Ben. Isso sem falar em outro fato que surge no meio do caminho e nos faz entender um pouco melhor o drama de Trevor, ao mesmo tempo em que ficamos nos perguntando sobre a possibilidade disso de fato existir ou o exagero que talvez tenha sido construído no roteiro para criar um drama maior. De qualquer maneira, nos proporciona cenas fortes.

Amizades Improváveis  - The Fundamentals of Caring - filmeAlgo que não funciona bem no roteiro é a inserção de flashbacks relacionados a Ben e seu filho. Soam tolos e pouco ajudam na narrativa da trama. Vai sendo construído em flashes curtos tentando criar um suspense que não funciona, pois desde do início já imaginamos o que aconteceu. E, no final, o filme ainda repete todos os planos juntos para construir a cena completa.

O que funciona mesmo em Amizades Improváveis é essa relação dos dois e a maneira como um vai modificando o outro, fazendo com que ambos passem por essa jornada de crescimento. Como um Caminho de Santiago próprio. Cada um imergindo em seus próprios fantasmas e enfrentando medos para realizar sonhos. Há cenas belíssimas de conquistas e superação.

Ao mesmo tempo, a obra consegue ser leve e divertida. É uma comédia em sua essência. Há muitas gags e momentos divertidos. Inclusive com a troca de pirraças entre os dois. Ou mesmo quando Trevor finge algum problema para assustar Ben. Entre piadas e tensões, os dois constroem uma bela jornada.

Amizades Improváveis é, então, um filme leve e divertido. Não reinventa a roda, mas também não é exigido isso dele. Uma história clichê, repleta de situações já exploradas, mas que possui uma empatia com o público por suas personagens e pela verdade que passa na trama. É daqueles filmes gostosos de acompanhar.


Amizades Improváveis (The Fundamentals of Caring, 2016 / EUA)
Direção: Rob Burnett
Roteiro: Rob Burnett
Com: Craig Roberts, Paul Rudd, Selena Gomez, Megan Ferguson
Duração: 97 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.