Butch Cassidy : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Butch Cassidy

Butch Cassidy - filme

Clássico dos anos 60, Butch Cassidy é um faroeste atípico. O ambiente é o mesmo, mas não temos aqui mocinhos contra bandidos, nem mesmo brancos contra índios. Há um certo clima de terra de ninguém, ainda que tenha xerife e polícia em outra parte. Mas, o fato é que este é um filme sobre uma dupla de amigos que, por acaso, eram bandidos no Velho Oeste.

Butch Cassidy, interpretado por Paul Newman, e Sundance Kid, interpretado por Robert Redford, eram dois assaltantes de trens famosos. Muitos já tinha tentado pegá-los, até que, em uma de suas investidas, eles se deparam com uma milícia especial que não se cansa nunca e os caça de maneira implacável. Resolvem fugir para Bolívia, mas lá a vida não fica mais fácil. Até porque, agora, a dupla assalta bancos.

Butch Cassidy - filmeOu seja, nos Estados Unidos assaltando trens ou na Bolívia assaltando bancos, o fato é que Cassidy e Kid formam uma espécie de dupla inseparável e divertida. Eles, de alguma maneira, até dividem a mesma mulher. Esposa de Kid, mas que está sempre se divertindo com Cassidy. Há, inclusive, uma sequência longa dos dois andando de bicicleta em uma espécie de clipe romântico.

Nas sequências em que fogem do grupo que os persegue, a dupla também tem momentos divertidos, como a cena em que discutem se pulam ou não de um penhasco. E outras de tensão pura, como quando cansados, percebem que nenhum dos planos para despistar os perseguidores está funcionando. A cumplicidade de ambos, no entanto, é sempre reforçada em diálogos ou atitudes.

Butch Cassidy - filmeO filme traz ainda um tratamento de cor especial, com imagens em tons amarelados, quase em tom sépia que dá a sensação de imagem envelhecida. Há, inclusive, uma sequência de fotos utilizadas para uma passagem de tempo que nos mostra montagens dos atores em cenários antigos. Tudo muito bem construído, pensando na época em que foram feitas.

Ainda que tenham duelos, perseguições e foras-da-lei, o filme traz também o tom leve e cômico. Principalmente pelo perfil do personagem Butch Cassidy sempre brincalhão. Os diálogos são bem construídos, possuindo um ritmo ágil e divertido também. E a atuação e carisma dos dois protagonistas ajudam na condução da trama, tornando tudo ainda mais envolvente.

Butch Cassidy, que no título original traz merecidamente o nome da dupla, é isso, um filme de "bro". É com a cumplicidade dos dois protagonistas que embarcamos naquela jornada. São eles que importam, são eles que nos cativam e com quem criamos empatia. Um completando o outro de maneira harmônica. Unindo isso a uma ótima direção, uma trilha sonora marcante e uma fotografia acertada, temos, de fato, um clássico.


Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969 / EUA)
Direção: George Roy Hill
Roteiro: William Goldman
Com: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross
Duração: 110 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.