Um Príncipe em Nova York : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Um Príncipe em Nova York

Um Príncipe em Nova York - filme

Daqueles famosos "Clássicos da Sessão da Tarde", Um Príncipe em Nova York é daqueles filmes que funcionam principalmente pelo talento dos atores Eddie Murphy e Arsenio Hall, que, além da dupla protagonista, interpretam outros personagens em gags divertidas.

A trama gira em torno do príncipe do reino fictício de Zamunda. Akeem acaba de completar 21 anos e é apresentado à sua futura esposa. Mas, ele não quer nada disso. Quer poder escolher sua própria companheira. Mais do que isso, quer conhecer um pouco do mundo. Então, ele parte para Nova York com seu súdito Semmi e lá se torna faxineiro de uma lanchonete onde conhece a bela Lisa.

Um Príncipe em Nova York - filmeA lanchonete McDowell's já traz uma piada com a McDonald's. E isso não é escondido no filme, pelo contrário. Cleo McDowell morre de medo de ser processado, mas ele se defende da "coincidência" e ainda fala que o arco deles é dourado, enquanto que do "concorrente" é amarelo. Temos ainda o produto Soul Glo que ganhou até jingle e propaganda encontradas facilmente na internet.

Como curiosidade, o filme traz uma participação de Samuel L. Jackson como o ladrão que tenta assaltar a lanchonete. E tem ainda Cuba Gooding Jr. como um cliente da barbearia do Queens sem uma única fala. Foi sua primeira participação no cinema. Aliás, praticamente todo o elenco do filme é composto por atores negros, fazendo um ótimo trabalho no combate ao racismo nem precisar levantar bandeiras.

Um Príncipe em Nova York - filmeA busca de Akeem por uma mulher que ele possa amar e respeitar também é uma ótima reflexão sobre o empoderamento feminino. A mulher destinada para ele por seu pai, é uma submissa completa, que imita um macaco manco quando ele pede. O príncipe não quer isso. Ele chega a dizer ao amigo Semmi que, quando se ama uma mulher, tem que respeitar suas opiniões. E o que o encanta em Lisa é exatamente sua postura e pensamento, já que mulheres bonitas ele tem aos montes para escolher.

Há ainda a velha questão do dinheiro e do amor verdadeiro. Akeem se disfarça de pobre, trabalha como faxineiro, para que Lisa o ame por seu interior e não pelo seu exterior. Da mesma forma que a jovem percebe que não pode viver com o noivo Darryl só porque ele é um herdeiro. O paralelo criado entre o príncipe de Zamunda e o príncipe do Soul Glo também é interessante.

Mas, ainda que levante todas essas questões e tenha temáticas fortes por trás da trama, o roteiro de Um Príncipe em Nova York é extremamente leve. Até demais, criando uma comédia romântica divertida, mas sem maiores consequências. Chega a ser bobo em alguns momentos. Ainda assim, marcou uma geração.

É uma pena que a fase áurea de Eddie Murphy tenha passado e hoje ele não tenha mais tanta força na indústria. Filmes como Um Príncipe em Nova York, Um Tira da Pesada e O Rapto do Menino Dourado estarão sempre nas nossas memórias.


Um Príncipe em Nova York (Coming to America, 1988 / EUA)
Direção: John Landis
Roteiro: Eddie Murphy, David Sheffield
Com: Eddie Murphy, Arsenio Hall, James Earl Jones, Shari Headley, John Amos
Duração: 116 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.