Animais Fantásticos e Onde Habitam : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam - filme

Harry Potter é um fenômeno mundial, não há dúvidas. A própria literatura infanto-juvenil foi bastante modificada após seu lançamento. Diversas novas sagas surgiram, assim como filmes baseados neles. E no ano em que J.K. Rowling lança o oitavo livro do bruxo, o cinema volta a se render a esse universo, mas não exatamente com os mesmos protagonistas.

Os fãs da série sabem bem que "Animais Fantásticos e Onde Habitam" é o nome do livro que Harry e sua turma estudam em Hogwarts escrito por Newt Scamander. Pois bem, a nova série de filmes (a Warner já anunciou que serão cinco) é sobre o autor do livro e suas aventuras pelo mundo, estudando animais exóticos, enquanto o movimento do maligno bruxo Gellert Grindelwald começa a crescer.

Animais Fantásticos e Onde Habitam - filmeComo a própria J.K. Rowling disse, não é um prequel, nem uma continuação, mas uma expansão do universo. E isso é interessante, pois acaba sendo uma obra que se justifica por si mesma em vez de parecer um retorno forçado para matar saudades dos fãs e ganhar alguns trocados em cima. É curioso, inclusive, sair um pouco de Londres e ver o mundo mágico em Nova York com suas regras próprias como a total impossibilidade de união entre bruxos e trouxas. Aliás, trouxas não, que lá eles são chamados de "não-maj", diminutivo de "não-mágicos".

Na trama, Newt Scamander chega a Nova York com uma mala cheia de animais estranhos e um objetivo que será revelado mais à frente. Já na chegada, alguns animais se soltam e ele acaba envolvendo um "não-maj" e uma bruxa na confusão. Cabe agora a ele conseguir capturá-los ao mesmo tempo em que acontecimentos estranhos acontecem na cidade que pode ameaçar todo o mundo bruxo.

Apesar de todos os protagonistas serem adultos, ao contrário da Saga original, o enredo não é tão denso quanto poderia. O clima lembra mais os primeiros filmes de Harry Potter, quando os obstáculos são simples e o mal é até ingênuo ainda. Muito diferente do que vemos a partir de O Cálice de Fogo, por exemplo. Isso não chega a ser ruim, mas acaba não demonstrando um potencial tão grande ainda para emoções mais intensas.

Animais Fantásticos e Onde Habitam - filmeIsso se reflete também no elenco, que acaba construindo atuações apenas ok, com duas exceções, uma para bem outra para o mal. Eddie Redmayne, que não consegue criar o carisma necessário para o novo protagonista, e Johnny Depp, que apesar da pouca participação demonstra ter se livrado da persona que o acompanha desde Piratas do Caribe, prometendo belas performances futuras. Detalhe que esse é o primeiro filme do universo de Harry Potter com atores não-ingleses.

Porém, apesar da simplória história contada, do frágil protagonista e de um vilão ainda em construção, Animais Fantásticos e Onde Habitam é um filme extremamente divertido e envolvente. A magia consegue de fato invadir a tela e o ritmo melhora muito quando o mundo mágico se desnuda a nossos olhos. Os efeitos especiais são incríveis, nos apresentando animais e habitats encantadores. Encanta aos olhos não apenas dos fãs da antiga saga como a de novos olhares curiosos.

O filme consegue ainda trazer mensagens de tolerância e de respeito a minorias, assim como o combate ao preconceito que podem render ainda ótimas discussões e tramas. Sem falar na trama do movimento de Gellert Grindelwald, que ouvimos rumores na Saga Original e promete ter fôlego para muitas histórias ainda.

O que importa mesmo é que o mundo mágico invade a tela e novamente consegue envolver e encantar com suas possibilidades diversas criando um belo entretenimento. Um filme divertido que promete satisfazer fãs da Saga e espectadores avulsos.


Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them, 2016 / Reino Unido / EUA)
Direção: David Yates
Roteiro: J.K. Rowling
Com: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Colin Farrell, Johnny Depp
Duração: 133 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.