Sully - O Herói do Rio Hudson : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Sully - O Herói do Rio Hudson

Sully - O Herói do Rio Hudson - filme

208 segundos. Esse foi o tempo que transcorreu desde que a aeronave do piloto Chesley "Sully" Sullenberger foi atingida por uma revoada de pássaros até o momento do pouso forçado no rio Hudson que corta a cidade de Nova York. A situação em si não rende sozinha um filme, ainda que traga diversas possibilidades de recorte. Poderia ser um filme catástrofe detalhando a vida de cada passageiro até o ocorrido, por exemplo. Mas tendo Clint Eastwood no comando, o filme se foca no comandante, questões éticas e legais do entorno.

Talvez um ponto negativo do roteiro de Todd Komarnicki seja focar demais no acidente. O vemos três vezes em tela com pontos de vistas diferentes. Tira o impacto da parte final, onde conclusões são feitas. A ideia de começar com um pesadelo de Sully, no entanto, é acertada. Há uma forma eficiente de demonstrar através de imagens como está a mente desse homem que salvou a vida de 155 pessoas e, mesmo assim, tem dúvidas em relação à melhor escolha.

Sully - O Herói do Rio Hudson - filmeA imprensa o transforma rapidamente em herói, mas, preocupados com os prejuízos materiais, a companhia e o seguro acionam a agência de regulação aérea nos Estados Unidos que faz uma cansativa investigação para definir que a decisão do piloto foi a acertada ou se era possível retornar ao aeroporto sem maiores traumas.

O filme se constrói nesses três focos. A investigação em si, o acidente e a situação emocional de Sully. E tudo funciona bem, principalmente, pelo talento de Tom Hanks, que nos consegue passar o sentimento de dever e honra desse homem que, em um momento crítico, teve que tomar uma decisão. E por mais que sua experiência de 40 anos de voo digam que foi a certa, a dúvida, a angústia, o medo o dominam quando tenta dormir à noite.

Sully - O Herói do Rio Hudson - filmeNeste foco, o filme cresce, pois não é apenas um homem que virou herói. Mas um homem que é tão correto que não admite esse rótulo por acreditar ter feito um trabalho de equipe. E ainda que tenha visto o resultado positivo fica se "martelando" na dúvida de se poderia ter feito ainda mais. A construção crescente da imagem desse mito é muito bem orquestrada por Clint Eastwood e é o que ele sabe fazer de melhor.

As cenas do acidente são bem filmadas e nos dão uma visão forte da tensão da situação, do impacto na água, do desespero dos passageiros. As cenas logo após o impacto, demonstrando como foram os segundos até o resgate dos barcos, é, talvez, mais tenso que o próprio pouso em si. Nos mostra que não foi tão simples e que o trauma existe, ainda que exista também o alívio de estarem todos vivos. Isso acaba dando mais força ao julgamento. Diretor e roteirista jogam com os espectadores, os fazendo refletir também sobre a possibilidade de não ter sido assim, já que há a possibilidade da escolha precipitada. Mas tudo isso, parece nos preparar para a parte final.

Ainda que pudesse ter outras escolhas de roteiro, principalmente na composição da dinâmica acidente, Sully e julgamento, Sully - O Herói do Rio Hudson é um bom filme. Nos envolve na trajetória desse homem, construindo sua imagem mítica. E claro, como um bom Eastwood, pende para a emoção. inclusive com depoimentos durante os créditos das pessoas reais, não nos deixando sair do cinema sem essa clareza na mente: de fato aconteceu.


Sully - O Herói do Rio Hudson (Sully, 2016 / EUA)
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Todd Komarnicki
Com: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney
Duração: 96 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.