Assim que Abro Meus Olhos : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Assim que Abro Meus Olhos

Assim que Abro Meus Olhos - filme

Há muitas questões em Assim que Abro Meus Olhos, filme de estreia da diretora Leyla Bouzid. Há questões políticas, a situação da mulher no mundo árabe, ideais de juventude, a música, o sonho de ser artista. Mas o que parece fisgar mesmo é a relação mãe e filha.

A própria sinopse oficial da obra dá destaque a essa conturbada relação entre a jovem Farah e sua mãe Hayet em uma Tunísia pré-revolução. O governo de Ben Ali está em crise, no verão de 2010. Meses depois, um levante que seria chamado de Revolução de Jasmim retiraria o ditador do poder. Enquanto isso, no entanto, qualquer manifestação política é perigosa e é isso que Hayet tenta fazer sua filha entender, sem sucesso.

Assim que Abro Meus Olhos - filmeFarah está em pleno processo de descoberta da juventude. A rebeldia, a vontade de fazer algo pelo qual acredita, os sonhos, as descobertas sexuais. É interessante como o filme mostra uma vertente livre do mundo árabe sempre tão tolhedor de sentimentos. Aqui, os jovens dançam, cantam, bebem e transam sem tabus. Ainda que o machismo daquele mundo esteja representado, por vezes, em detalhes quase imperceptíveis como uma briga de casal em uma festa.

A rotina de Farah, cantora de uma banda de protesto, guia a trama. Muitos momentos são dedicados aos números musicais, seja em ensaios ou em shows propriamente ditos. Música com ritmo envolvente e letras que denunciam a situação do país, protestando contra as injustiças, falta de oportunidade e de liberdade. Fazendo assim com que os números musicais não sejam apenas alegorias, mas contribuam de fato para a narrativa.

Assim que Abro Meus Olhos - filmeHayet parece se identificar em Farah e por isso tenta tanto inibir a filha. Essa relação conturbada é que dá o tom do filme e instiga o mergulho mais profundo naquela história. A cena das duas deitadas na cama conversando é o momento mais sublime da obra. As catarses, as emoções à flor da pele, as dores, o desespero por passar experiências, tudo acaba se resumindo ali, após tantos gritos, proibições e rebeldias.

O filme traz um tom sépia na fotografia que colabora para a atmosfera da trama. Uma mistura de velho, novo e artístico. Uma construção poética e melancólica de tempos difíceis, mas cheios de esperança e vontade de mudar o mundo. E é louvável que seja uma mulher a puxar essa movimentação. Em um país onde elas não parecem ter voz, é Farah quem dá a cara a tapa, cantando as canções da banda.

Assim que Abro Meus Olhos é um filme envolvente. Acompanhamos a trajetória de Farah em um turbilhões de emoções, como a própria personagem. Entre bons e maus momentos, sofremos e vibramos com ela. E acabamos compreendendo a jornada de sua mãe.


Assim que Abro Meus Olhos (À peine j'ouvre les yeux, 2016 / Tunisia)
Direção: Leyla Bouzid
Roteiro: Leyla Bouzid, Marie-Sophie Chambon
Com: Baya Medhaffer, Ghalia Benali, Montassar Ayari
Duração: 102 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.