Estrelas Além do Tempo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo - filme

Imagine as possibilidades de uma mulher negra nos Estados Unidos no ano de 1961. Provavelmente você jamais as imaginaria trabalhando na NASA, fazendo cálculos e ajudando a colocar os americanos no espaço. Foi isso que a história pareceu apagar e essa, talvez, seja a maior importância de Estrelas Além do Tempo, sem demagogia.

Foram diversas mulheres negras que trabalharam na NASA na função de "computador" e três delas são destaques e focos da narrativa apresentada. Katherine Johnson, interpretada por Taraji P. Henson é uma superdotada, capaz de cálculos impressionantes e raciocínio único. Dorothy Vaughn, interpretada por Octavia Spencer é uma líder nata, que briga pelo cargo de supervisora nunca dado a mulheres negras, entre outras questões. E Mary Jackson, interpretada por Janelle Monáe, também extremamente inteligente e com um raciocínio de engenheira, algo que não era imaginado para mulheres, quanto mais negras.
O roteiro constrói a história das três entrelaçadas, já que são amigas e partem do mesmo setor, mas tendo suas próprias trajetórias. Acompanhamos a rotina dessas mulheres negras na NASA e em casa, com as famílias, reforçando suas personalidades e dificuldades que passam. Mas tudo em uma narrativa fluida, boa de acompanhar, sem exagerar no tom, nem no "filme de tese". As questões da mulher e da população negra são expostas de maneira eficiente, chamando à reflexão, não só para aquele tempo, como ainda hoje, quando vemos tantas barbaridades ditas, principalmente, em redes sociais.

Estrelas Além do Tempo - filmeSer negro era encarar cerceamento de direitos para toda uma população. A segregação os colocava em espaços separados dos brancos. Já tínhamos visto em filmes a questão dos ônibus, onde eles só podiam sentar atrás. Refeitórios, bebedouros, banheiros... Mas até seções de biblioteca eram proibidas para essas pessoas. E como diz Dorothy Vaughn em determinado momento, ela pagava impostos que mantinham aquelas bibliotecas, porque não poderia ter acesso a certos livros e com isso, certos conhecimentos?

É esse mesmo conflito que vive Mary Jackson. Ela quer ser engenheira, tem capacidade e talento para isso, mas lhe falta o diploma que só existe em faculdades para pessoas brancas. Um negro engenheiro é improvável, uma mulher engenheira, então, é impossível. Quebrar barreiras tornando-se pioneiras foi o destino dessas mulheres. E nem com todo o talento delas, o racismo e o machismo pareciam completamente vencidos. Vide a maneira como pouco se falou de seus feitos.

Estrelas Além do Tempo - filmeO filme Estrelas Além do Tempoé hábil em demonstrar a importância das três em todo o processo da corrida espacial. O tom ufanista parece inevitável, vide que somos conduzidos como se aquele trabalho não fosse apenas uma vitória de um país sobre outro, mas definisse o próprio mundo. Quem dominasse o espaço, dominaria o planeta, as informações, o controle dos satélites. E "precisava" ser os Estados Unidos, não os perigosos russos. E é interessante como há uma preocupação em preservar os astronautas, sempre simpáticos e atenciosos, inclusive com as mulheres negras. Há uma cena em que eles fazem questão de ir cumprimentar o grupo que está um pouco separado mesmo com a insistência dos organizadores de que "não é necessário".

Por outro lado, a necessidade de construir vilões como os personagens de Kirsten Dunst e Jim Parsons parece esvaziada. A situação já era difícil o suficiente, não precisava personificar em ninguém específico. Até porque é importante deixar claro que aquilo era um reflexo de toda uma sociedade machista e racista, não apenas de personagens pontuais. Katherine tinha que correr todos os dias quase um quilômetro para ir ao banheiro porque uma lei permitia que o estado separasse os banheiros, não porque Vivian Mitchell ou qualquer outra queria. Este é um impacto necessário, até para compreender a angústia de personagens como o marido de Mary Jackson, adepto da luta.

Estrelas Além do Tempo pode não ser o filme mais criativo ou impressionante em quesitos técnicos, mas traz uma reflexão de grande importância. Homenageia mulheres que ficaram à margem da história e que merecem nosso reconhecimento. E constrói isso de maneira leve, gostosa de acompanhar, nos deixando envolvidos e impactados com seus talentos e coragem.


Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2017 / EUA)
Direção: Theodore Melfi
Roteiro: Allison Schroeder, Theodore Melfi
Com: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Mahershala Ali, Jim Parsons
Duração: 127 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.