O que esperar do Oscar 2017 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que esperar do Oscar 2017

Jimmy Kimmel no Oscar 2017

A 89ª Edição do Oscar acontece em pleno domingo de carnaval complicando a vida dos cinéfilos que veem as cidades e meios de comunicação voltados para a festa do rei Momo. A festa de Hollywood não será transmitida pela televisão aberta, mas estaremos atentos à transmissão pela TV a cabo. E claro, fazendo nossa cobertura pelas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter...

Mas, afinal, o que esperar do Oscar este ano? Surpresas provavelmente serão poucas, porém a festa promete ser divertida com a apresentação de Jimmy Kimmel que já foi aprovado pela performance no Emmy. É uma festa mais diversa, após a polêmica do #OscarSoWhite do ano passado, temos um edição com maior representatividade. Após os protestos de discursos com o de Meryl Streep no Globo de Ouro, podemos esperar também alguns bons discursos na noite.

Vamos fazer uma análise, então, das principais categorias.

Melhor Filme:

Oscar 2017

Mais um ano sem completar os dez indicados. Uma pena. Seguindo o exemplo do prêmio dos produtores, poderíamos ver Deadpool entre os indicados, o que não seria nada mal. Na verdade, ele poderia estar até no lugar de "Até o Último Homem", filme que me incomoda em diversos aspectos. Porém, é uma lista mais empolgante que a do ano passado, sem dúvidas. Temos pelo menos quatro grandes filmes no páreo e não me incomodaria a vitória de nenhum deles: Manchester, Moonlight, A Chegada e A Qualquer Custo. E, sim, temos La La Land com suas catorze indicações, que é um belo filme, ainda que não tenha me empolgado tanto quanto os demais. Além deles, temos dois filmes que nos conquistam pela força da história que é real: Estrelas Além do Tempo e Lion. E temos um filme baseado em uma peça, que, apesar de verborrágico, tem qualidades e uma força no diálogo. Como disse, só o filme de Mel Gibson está sobrando aí. Agora, favorito é mesmo La La Land, além do número de indicações, ele ganhou o prêmio do Sindicato de Produtores e de Diretores. Além de ser o "queridinho da América" do momento. Mas, não me surpreenderia ver Moonlight premiado. Aliás, depois do prêmio de Spotlight ano passado, nada me surpreende.

Favorito: "La La Land: Cantando Estações"
Pode Ganhar: "Moonlight: Sob a Luz do Luar"
Torcida CinePipocaCult: "Manchester à Beira-mar"

Melhor Diretor:

Oscar 2017

Pelo fato de não ter gostado de Até o Último Homem, podem imaginar que irei reclamar da indicação de Mel Gibson. Porém, na verdade, não posso negar que ele seja um diretor extremamente talentoso. E não deixa de ser justa a indicação. Os problemas do filme são outros. Porém, se tem um preferido nessa categoria é mesmo Damien Chazelle, que fez um ótimo trabalho em La La Land e ainda faz jus retroativamente ao excelente Whiplash. Mas não me incomodaria ver Kenneth Lonergan ou Barry Jenkins premiados.

Favorito: Damien Chazelle ("La La Land: Cantando Estações")
Pode Ganhar: Barry Jenkins ("Moonlight: Sob a Luz do Luar")
Torcida CinePipocaCult: Barry Jenkins ("Moonlight: Sob a Luz do Luar")

Melhor Ator:

Oscar 2017

Categoria mais difícil, provavelmente, após o resultado do prêmio do sindicato dos atores. Casey Affleck era favorito absoluto, até que encontrou um Denzel Washington em sua frente. O irmão de Ben Affleck faz um trabalho incrível em Manchester, trabalhando muito com o corporal, quase sem falas. Mas problemas fora da telas podem ter prejudicado seu favoritismo, já que o rapaz foi acusado de assédio sexual. Não que isso tire o mérito de Denzel Washington, que está incrível e poderá conquistar sua terceira estatueta, entrando para um seleto clube. Porém, não deixa de ser um fator a ser levado em conta quando se trata de apostas do Oscar.

Favorito: Denzel Washington (“Um Limite Entre nós”)
Pode Ganhar: Casey Affleck (“Manchester à Beira-mar”)
Torcida CinePipocaCult: Viggo Mortensen (“Capitão Fantástico")

Melhor Atriz:

Oscar 2017

Categoria que gerou polêmicas dos fãs pela ausência de Amy Adams, talvez concorrer com dois filmes tenha dividido as atenções dos votantes e prejudicado sua campanha. Não importa muito, pois, provavelmente, Emma Stone leva essa. Está ganhando tudo até, então, e tem um carisma que agrada a Academia. Porém, Natalie Portman não está descartada, já que tem uma transformação incrível como Jackie Kennedy, reunindo muitos fatores para agradar aos votantes. Mas minha torcida vai mesmo para Isabelle Huppert, dificilmente ganha, ainda mais que Elle surpreendentemente não foi indicado a Melhor Filme de Língua Estrangeira. A Academia não costuma se render assim aos estrangeiros, por melhor que sejam. Já Ruth Negga ganhou muita força na época do Festival de Cannes, mas estava esquecida na temporada de premiações, dificilmente leva também, assim como a recordista absoluta Meryl Streep , que está muito bem em Florence, mas só leva um quarto Oscar se conseguir superar a si mesma em algo indiscutivelmente genial.

Favorito: Emma Stone ("La La Land - Cantando estações")
Pode Ganhar: Natalie Portman ("Jackie")
Torcida CinePipocaCult: Isabelle Huppert (“Elle")

Melhor Ator Coadjuvante:

Oscar 2017

Começamos a categoria com a polêmica decisão dos estúdios de colocar Dev Patel como coadjuvante quando ele interpreta o protagonista de Lion. Aumentaram as suas chances, mas seriam justas? Nesse ponto, acabo pendendo a balança para Mahershala Ali e seu delicado trabalho em Moonlight. Lembrando que o ator também participa de Estrelas Além do Tempo, que ganhou Melhor Elenco no prêmio do Sindicado dos Atores. Apesar de coadjuvantes na categoria, ressalto ainda que Jeff Bridges, Lucas Hedges e Michael Shannon merecem suas indicações.

Favorito: Mahershala Ali (“Moonlight: Sob a Luz do Luar")
Pode Ganhar: Dev Patel (“Lion: uma Jornada para Casa”)
Torcida CinePipocaCult: Mahershala Ali (“Moonlight: Sob a Luz do Luar")

Melhor Atriz Coadjuvante:

Oscar 2017

Essa categoria tem um nome: Viola Davis. Alguns podem alegar que ela seja atriz principal, é a única figura feminina de fato, mas aqui, ao contrário de Lion, compreendo melhor a escolha do estúdio. Ela de fato não exerce um protagonismo na história, sendo um suporte na disputa entre pai e filho. E cá entre nós, já passou da hora da Academia reconhecer o talento dessa mulher incrível que conseguiu estar bem até em Esquadrão Suicida. Destaco ainda que essa categoria quebra dois tabus raciais. Entre cinco indicadas, três são negras, algo inédito. E é também a primeira vez que uma atriz negra é indicada após ganhar uma estatueta, no caso, Octavia Spencer, ainda que eu preferisse uma indicação para Janelle Monáe aqui e para Taraji P. Henso na categoria principal. Destaco ainda a justa indicação de Michelle Williams por uma cena que nos deixa com nó na garganta.

Favorito: Viola Davis ("Um Limite Entre nós")
Pode Ganhar: Viola Davis ("Um Limite Entre nós")
Torcida CinePipocaCult: Viola Davis ("Um Limite Entre nós")

Melhor Longa em Animação:

Oscar 2017

Uma categoria fácil e difícil ao mesmo tempo. Zootopia é o favorito, ganhou tudo até agora e é um belíssimo filme. Porém, os seus quatro concorrentes também são filmes incríveis. Cada um com suas qualidades. Moana, com a força da Disney tem chances e merece, já que é um filme também encantador em diversos aspectos, principalmente em sua resolução. Kubo e as Cordas Mágicas é outro que traz uma mistura de técnicas que impressiona. E A Tartaruga Vermelha é uma verdadeira obra de arte, uma pintura com diversas qualidades. Mais fraco da categoria, ainda assim, como diversos pontos fortes, Minha Vida de Abobrinha consegue nos encantar pela forma que traduz questões sérias pela ótica infantil. Ou seja, uma categoria bastante difícil, ainda que pareça claro quem leva.

Favorito: "Zootopia"
Pode Ganhar: "Kubo e as Cordas Mágicas" ou "Moana"
Torcida CinePipocaCult: "Zootopia"

Melhor Filme em Língua Estrangeira:

Oscar 2017

A maior surpresa da categoria foi a não indicação de Elle, porém, o filme francês é mesmo polêmico e já tinha feito desafetos em Cannes. Quem desponta como favorito nessa situação é Toni Erdmann, filme alemão que tem conquistado plateias com seu humor atípico. Porém, O Apartamento está bem no páreo, ainda mais depois que seu diretor foi vetado de ir à cerimônia por causa da política de Trump. Destaco ainda o encantador filme sueco, Um Homem chamado Ove.

Favorito: "Toni Erdmann" (Alemanha)
Pode Ganhar: "O Apartamento" (Irã)
Torcida CinePipocaCult: "O Apartamento" (Irã)

Melhor Documentário:

Oscar 2017

Uma categoria que sempre nos traz experimentações na linguagem e temas fortes. Esse ano tem ainda dois filmes que levantam a questão racial de maneira bastante contundente. Mas o favorito é mesmo "O.J. made in America", documentário feito para a televisão, com quase oito horas de duração que impressiona por sua ousadia. Dificilmente perde, mas só por minha consciência, cito também o impactante A 13ª Emenda.

Favorito: "O.J. Made in America"
Pode Ganhar: "A 13ª Emenda"
Torcida CinePipocaCult: "A 13ª Emenda"

Melhor Roteiro Original:

Oscar 2017

Essa categoria, junto com a de Roteiro Adaptado, traz uma controvérsia. No prêmio do Sindicato de Roteiristas, Moonlight ganhou melhor roteiro original, mas no Oscar, este está indicado como Roteiro Adaptado. Vai entender. Assim, ficou mais fácil apostar as fichas em Manchester aqui, ainda que La La Land sempre possa ser uma possibilidade diante do hype em torno da obra, e não deixaria de ser curioso ver um musical vencer como melhor roteiro. Mas a torcida aqui vai para A Qualquer Custo e sua capacidade de inovar dentro de clichês. Ainda que O Lagosta mereça também seu destaque, pelo texto criativo e inusitado que nos dá boas metáforas e temas a se pensar.

Favorito: "Manchester à Beira-mar"
Pode Ganhar: "La La Land: Cantando Estações"
Torcida CinePipocaCult:"A Qualquer Custo"

Melhor Roteiro Adaptado:

Oscar 2017

E na dúvida entre Original e Adaptado, Moonlight acaba despontando aqui como possível favorito, ainda que A Chegada tenha tantas chances quanto. Dois filmes diferentes, igualmente belos e fortes, como muita poesia e um talento especial para conduzir as emoções. Ambos estão muito à frente dos outros três concorrentes, principalmente que Lion e Estrelas Além do Tempo, que acabam valendo mais pela história real que pela condução da curva dramática. Já Um Limite Entre Nós tem muita força no texto, que é teatral, mas como roteiro não é só diálogo, fico mesmo com os dois primeiros.

Favorito: "Moonlight: Sob a Luz do Luar"
Pode Ganhar: "A Chegada"
Torcida CinePipocaCult: "A Chegada"

Melhor Fotografia:

Oscar 2017

Diante das quatorze indicações de La La Land, boa parte dos prêmios técnicos acabam pendendo para ele. Até mesmo figurino, que ficaria muito melhor nas mãos de Jackie. A direção de fotografia não é diferente. E o trabalho de Linus Sandgren é mesmo competente. Mas não podemos esquecer que Greig Fraser ganhou o prêmio do Sindicato por seu trabalho em Lion, que tem ótimos momentos mesmo, principalmente na primeira parte. Ainda que prefira o trabalho que James Laxton conseguiu em Moonlight em um tom azulado, poético e melancólico por toda a película.

Favorito: "La La Land: Cantando Estações"
Pode Ganhar: "Lion, uma Jornada para Casa"
Torcida CinePipocaCult: "Moonlight: Sob a Luz do Luar"

Melhor Montagem:

Oscar 2017

Em se tratando de um musical e um musical tão cotado quanto La La Land, é natural que o prêmio de Melhor Montagem penda para ele. Toda a construção cênica das danças, o ritmo necessário para acompanhar a música, fazem parte do bom resultado. E La La Land ainda tem o plus dos flashbacks. Só aquele retrospecto da cena final já valem aplausos. Ainda assim, A Chegada também traz méritos nesse quesito, principalmente pela concepção do tempo cíclico que é construído em uma montagem precisa para nos dar as sensações das ações em paralelo. Não por acaso, no sindicato da categoria, La La Land ganhou como comédia e A Chegada como drama.

Favorito:"La La Land: Cantando Estações"
Pode Ganhar: "A Chegada"
Torcida CinePipocaCult: "La La Land: Cantando Estações"

Outros indicados:


Melhor Edição de Som:
"A Chegada"
"Horizonte Profundo: Desastre no Golfo"
"Até o Último Homem"
"La La Land: Cantando Estações"
"Sully: O Herói do Rio Hudson"

Melhor Mixagem de Som:
"A Chegada"
"Até o Último Homem"
"La La Land: Cantando Estações"
"Rogue One: Uma História Star Wars"
"13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi"

Melhor Design de Produção:
"A Chegada"
"Animais Fantásticos e Onde Habitam"
"Ave, Cesar!"
"La La Land: Cantando Estações"
"Passageiros"

Melhores Efeitos Visuais:
"Horizonte Profundo: Desastre no Golfo"
"Doutor Estranho"
"Mogli"
"Kubo e as Cordas Mágicas"
"Rogue One: Uma História Star Wars"

Melhor Cabelo e Maquiagem:
"Um Homem Chamado Ove"
"Star Trek: Sem Fronteiras"
"Esquadrão Suicida"

Melhor Figurino:
"Aliados"
"Animais Fantásticos e Onde Habitam"
"Florence: Quem é essa Mulher?"
"Jackie"
"La La Land: Cantando Estações"

Melhor Trilha Sonora:
Micha Levi ("Jackie")
Justin Hurwitz ("La La Land: Cantando Estações")
Nicholas Britell ("Moonlight: Sob a Luz do Luar")
Thomas Newman ("Passageiros")

Melhor Canção Original:
"Audition (The fools who dream)" ("La La Land: Cantando Estações")
"Can't stop the feeling" ("Trolls")
"City of stars" ("La La Land: Cantando Estações")
"The empty chair" ("Jim: The James Foley Story")
"How far I'll go" ("Moana")

Melhor Curta-metragem:
"Ennemis Intérieurs"
"La femme et le TGV"
"Silent Night"
"Sing"
"Timecode"

Melhor Curta-metragem de Animação:
"Blind Vaysha"
"Borrowed time"
"Pear Cider and Cigarettes"
"Pearl"
"Piper"

Melhor Documentário em Curta-metragem:
"Extremis"
"41 Miles"
"Joe's Violin"
"Watani: My homeland"
"The White Helmets"

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.