Duas novas animações brasileiras : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Duas novas animações brasileiras

Café um Dedo de Prosa e A História Antes de Uma História

A animação brasileira tem crescido a olhos vistos. São longa-metragens, curtas, séries para a televisão, todos com uma boa aceitação de público e crítica. Alguns com prêmios em festivais de grande importância como o Annecy. No mês de março, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas lançou nos cinemas dois longas, ampliando esses números. São eles, o documentário animado “Café um Dedo de Prosa” de Maurício Squarisi que traz a história do café atrelada à história brasileira e "A História Antes de Uma História” de Wilson Lazaretti, que traz uma experiência estética sobre o processo de criação.

Café um Dedo de Prosa

Tendo apenas uma cena inicial e outro final em live action, o filme é todo animado, nos levando de volta ao surgimento das sementes na África, sua descoberta e divulgação pelos árabes e chegada ao Brasil, onde se tornou um importante produto econômico que influenciou a história política, econômica e cultura brasileira.

Talvez esse seja a maior qualidade do documentário, dissecar a nossa história através do café, expondo o quanto tudo o que aconteceu por aqui está ligado ao seu cultivo e consumo. Desde sistema político, da monarquia ou república, passando pelas estradas de ferro, sistema escravocrata, imigrantes, revoltas, pesquisas, poesias, músicas, livros, movimentos culturais. Tudo de alguma forma tem relação com o café e o modo como o Brasil se construiu a partir dele.

O filme é todo narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, o que pode ser um pouco cansativo. Na verdade, o roteiro simula um encontro de dois amigos em uma cafeteria que começam a conversar sobre a história do produto. Em muitos momentos, funciona, até porque ambos falam de maneira muito pessoal, construindo paralelos com a própria experiência. Porém, em outros, há algumas falas forçadas, o próprio humor entra de maneira forçada em muitos momentos, não tornando tudo tão natural quanto se propunha.

A animação em 2D é simples, mas traz uma boa ilustração de tudo que está sendo contado. Fica mais agradável de acompanhar a conversa, ainda que seja tudo muito literal. E há também alguns números musicais que deixam a história mais fluida, podendo se tornar um belo material educacional. Pois o que fica mesmo é essa sensação de que acabamos de assistir a uma criativa aula de História.


Café um Dedo de Prosa (2017 / Brasil)
Direção: Maurício Squarisi
Consultoria histórica: Ana Luiza Martins
Com: Vera Holtz e Wandi Doratiotto
Duração: 71 min.



A História Antes de Uma História

Como surgem as histórias? Wilson Lazaretti constrói nessa animação uma ilustração do processo criativo através do seu protagonista Sr. K, um homem que fazia suas caminhas diárias e um dia encontrou um lápis, começando sua odisseia para compreender como se constroem as histórias.

A trama é toda intercalada com canções, tornando a narrativa mais dinâmica. Começa de maneira mais didática com o lápis, o ato de apontá-lo e rabiscar e vai se complexificando, passando por técnicas de animação, citações ao início com a utilização de um zootrópio, além de brincadeiras ao processo científico com leis da física e "participações" de cientistas diversos discutindo alguns acontecimentos.

A criação da história também brinca com a própria criação do mundo, Matias e Laurinha acabam sendo uma espécie de Adão e Eva do Sr. K, só que com a companhia da simpática galinha Melodia. Ainda que a serpente e a maçã passeiem por lá em diversos momentos. Há também uma preocupação com a representatividade, Matias vem da maçã e é branco, mas Laurinha vem da jabuticaba sendo negra.

A brincadeira vai construindo uma interação lúdica entre desenhos e plateia, envolvendo com as canções e busca pela inspiração. Até Dom Quixote entra em cena com seus moinhos de ventos, ajudando o Sr. K em sua jornada. Destaque ainda para a feiticeira que surge com uma certa mágoa e a voz de Elza Soares, trazendo belos momentos.

A História Antes de Uma História foge do didatismo inicial, construindo uma bela experiência sobre o ato de criação. Criativo, divertido e envolvente.


A História Antes de Uma História (2017 / Brasil)
Direção: Wilson Lazaretti
Roteiro: Wilson Lazaretti
Com: Elza Soares
Duração: 73 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.