Mostra Lugar de Mulher é no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Mostra Lugar de Mulher é no Cinema

Mostra Lugar de Mulher é no Cinema

Começa hoje em Salvador a Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, idealizada pelas cineastas Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha. A mostra busca trazer a diversidade do universo feminino com filmes dirigidos por mulheres e/ou que tragam uma mulher como protagonista. E traz um bom apanhando de curta-metragens recentes e antigos de diversas partes do país.

Tive o prazer de coordenar a curadoria da Mostra, que conta com a participação de Camila Camila, Daiane Rosário e Jamile Coelho, sendo possível perceber a grande quantidade de filmes com qualidade técnica, narrativa envolvente e temas de extrema importância para discussão de questões de gênero, aceitação, respeito à mulher, entre outras abordagens. Foram quase trezentos filmes, de onde tiramos trinta e sete para compor a Mostra Selecionada.

Destacam-se obras como Bambas de Anna Furtado que apresenta as mulheres sambistas, sua relação com a música e dificuldade de se inserir em espaços considerados masculinos como a percussão. Ou o documentário de Fernanda Pithan e Jéssica Cruz sobre Carolina Maria de Jesus, que escreveu o livro "Quarto de Despejo", best-seller dos anos 60, e que hoje encontra-se quase no esquecimento.

Tem também o forte Quase Consolação de Amina Jorge com a atriz Teca Pereira que faz uma médica legista prestes a se aposentar, trazendo questões de invisibilidade e diferenças sociais. Ou o poético Cheiro de Melancia de Maria Cardozo e o experimental Meninos Verdes de Rosa Berardo, inspirado em Cora Coralina. E tem ainda o belíssimo O Tempo dos Orixás de Eliciana Nascimento sobre a iniciação religiosa, que, além do resgate da ancestralidade do tema, tem uma excelente fotografia. Isso só para citar alguns dos selecionados.

O evento conta ainda com uma Mostra de filmes convidados, também com uma diversidade de temáticas, regiões e épocas. Traz um pouco da memória da cinematografia baiana recente com filmes como Desterro de Cláudio Marques e Marília Hughes ou Jessy de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge. Além de filmes de destaque nacional como Procura-se Irenice, de Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça, ou Quem Matou Eloá? de Lívia Perez.

A Mostra nessa primeira edição tem como homenageada a cineasta baiana Mônica Simões. Uma das desbravadoras do videomaker nos anos 80, traz nos seu currículo obras de grande importância histórica como Negros (2009), Uma Cidade (2000), Bahia (1999) e Eu Sou Neguinha? (1988), seu primeiro curta-metragem que participou de diversos festivais nacionais e internacionais como o Festival de Cuba de 1987. Ano passado, ela finalizou seu longa-metragem Um Casamento, que foi destaque no último Panorama Internacional Coisa de Cinema e deve ser lançado comercialmente agora em maio.

Ou seja, a Mostra Lugar de Mulher é no Cinema vem reforçar o movimento de valorização e reconhecimento das mulheres em diversos setores do audiovisual. Quatro dias para festejar a diversidade, discutir temas importantes sobre o lugar da mulher e conferir belas obras feitas por ou para elas. Mas, claro, que os homens também são bem-vindos, é sempre bom reforçar.

O Que: Lugar de Mulher é no Cinema
Onde: Sala Walter da Silveira (Barris)
Quando: 08 a 11/04/2017
Saiba mais no site oficial.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.