Amor.com : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Amor.com

Amor.com - filme

Comédias românticas são fórmulas fáceis. Uma história de amor com conflitos, situações divertidas e um casal com boa química. Anita Barbosa conseguiu tudo isso em seu primeiro longa-metragem como diretora solo. Amor.com é daqueles exemplares leves e bem conduzidos que tendem a agradar o seu público.

Uma coisa que chama a atenção desde o início é a linguagem da internet e a maneira como os roteiristas conseguiram traduzir em tela esse novo universo de digital influencers. Há uma crítica leve à busca excessiva pela imagem e aceitação na internet, questionamentos sobre a futilidade de algumas coisas. Assim como esse boom de vloggers de moda que invadiu a rede, ditando tendências e abrindo janelas para promoções de marcas diversas. O roteiro não aprofunda nenhum desses temas. Não é seu propósito, já que trata-se mesmo de uma comédia romântica, mas a ambientação ajuda a pensar em algumas questões do nosso mundo atual.

Amor.com - filmeA personagem de Ísis Valverde é uma dessas vlogueiras famosas que consegue viver exclusivamente disso. Enquanto Gil Coelho é um nerd que tem um canal sobre videogames ainda bastante amador. Há estereótipos na construção de ambos. Ela está sempre armada como a personal stylist, que não parece se interessar mais em nada. Ele é o tímido, que sabe tudo de informática, sendo inclusive hacker e tendo um quarto que mais parece uma loja de produtos da cultura geek. Isso sem falar na mãe superprotetora.

Ainda assim o casal funciona de maneira bastante convincente. Muito em função da química entre Ísis Valverde e Gil Coelho, mas o encontro dos dois faz surgir personagens críveis e realistas que nos faz comprar a ideia da possibilidade de sua existência. Principalmente porque a internet acaba criando essas personas que se espalham pela vida real, interpretando papéis de si mesmos em ambientes sociais. Tanto Katrina quanto Fernando sustentam essas personas em público, que são estereótipos mesmo, o que torna o filme mais instigante em sua temática.

O motivo da junção dos dois também é crível. Ela precisa de um hacker para salvar sua imagem. O roteiro apenas perde aí uma oportunidade de abordar um pouco melhor a questão do crime de vazamento de imagens. No desespero em querer apagar as fotos que um ex-ficante passou pelo Whatsapp, Katrina nem mesmo tem consciência do crime, nem há uma punição efetiva para o rapaz. E isso acaba tendo outra consequência, que é quando Felipe coloca uma foto de Katrina dormindo em seu perfil, gerando a briga entre o casal. E isso não é spoiler porque está no trailer. O roteiro trata aqui apenas da questão da moça se importar demais com a aparência e a opinião dos outros. Mas, em certo nível, Felipe também não tinha o direito de expor a namorada na intimidade sem a autorização dela. Não foi uma foto nua, como a do outro rapaz, mas não deixa de ser uma atitude errada.

Amor.com - filmeIsso tudo demonstra que, apesar de uma comédia romântica que foca mesmo nesses encontros e desencontros de dois mundos tão diferentes, mas ligados pelo amor, o filme consegue levantar questões pertinentes que dialogam com a plateia e que estão presentes no dia a dia da nossa sociedade atual. Os digital influencers são uma realidade. A sociedade de aparências é cada vez mais de aparências e ambientes onlines. As pessoas se encontram para tirar selfies felizes em busca de curtidas. E, por serem populares, marcas investem, cada vez mais, em pessoas aparentemente comuns. E o roteiro ainda é feliz em dar algumas pitadas sutis nessa realidade, como quando o dono de uma grife se refere a Katrina como "a garota da internet" ou quando ela perde um contrato porque em uma foto demonstra que ela usa um perfume do concorrente.

Anita Barbosa consegue dar ao filme um ritmo ágil com situações divertidas como a festa de cosplay onde podemos ver Jaspion, Darth Vader e Homem de Ferro se divertindo juntos e compará-la a uma festa em uma boate chique, demonstrando que o estranhamento é uma questão de ponto de vista. A diretora não utiliza de efeitos de segunda tela na narrativa, como faz nos créditos iniciais e de encerramento, mas o ambiente virtual está presente na atmosfera da mise-en-scène de maneira bastante eficiente. Assim como a sensação de conexão, como em uma cena em que muitos assistem a um mesmo vídeo, em uma solução simples e eficiente.

Amor.com é o que promete. Uma comédia romântica leve e divertida, com um casal carismático e com ótima química. Traz temas em voga, retrata a nossa sociedade atual, sem aprofundar o tema, mas também sem ser tolo ou preconceituoso. Como já foi dito, daqueles que tem tudo para agradar seu público.


Amor.com (Amor.com, 2017 / Brasil)
Direção: Anita Barbosa
Roteiro: Saulo Aride, Bruno Garotti, Leandro Matos
Com: Ísis Valverde, Gil Coelho, Alexandra Richter, César Cardadeiro, João Côrtes, Joaquim Lopes, Carol Portes, Marcos Mion
Direção: 92 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.