O Rastro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Rastro

O Rastro - filme

Não é de hoje que o Brasil se arrisca em filmes de gênero. Na década de sessenta, Roberto Pires já investia nisso aqui na Bahia, por exemplo. Porém, é fato que este não é um tipo de cinema que nosso país costuma investir com frequência. Por isso, sempre que surge algum exemplar, chama a atenção. E o terror parece ser o gênero preferido de uma geração que surge nos últimos anos, vide obras como Quando Eu Era Vivo, Sinfonia da Necrópole, O Lobo Atrás da Porta, entre outros.

O Rastro ainda vai além, construindo um filme de gênero em um cenário extremamente brasileiro, abordando temas como o sucateamento da saúde pública e a corrupção. É uma estrutura extremamente rica que poderia ser melhor explorada com um roteiro mais consistente. Porém, apesar da superficialidade de algumas questões e da má condução das curvas dramáticas em si, o filme consegue conceber uma unidade básica que nos deixa instigados e curiosos em conhecer os mistérios por trás de tudo aquilo.

O Rastro - filmeA trama se centra no médico João, que está coordenando a transferência de pacientes de um hospital que está sendo fechado pelo governo. Porém, uma garotinha acaba sumindo e ele resolve investigar o seu paradeiro, se envolvendo em uma trama de mistério e terror. Isso acaba sendo o foco do filme. A questão do hospital fechando, a política, a própria vida pessoal do médico com sua mulher grávida tornam-se enfeites pouco desenvolvidos, desperdiçando bons atores e boas possibilidades.

A ideia é mesmo seguir João no quinto andar daquele prédio em pedaços, com uma direção de arte caprichada para assombrar. E uma trilha sonora over que o tempo todo busca deixar o espectador em estado de alerta. O som é alto, inclusive, podendo incomodar os mais sensíveis. E há alguns sustos gratuitos como um certo grito em uma cena aleatória que nos deixa a dúvida do verdadeiro sentido de tudo aquilo.

O Rastro - filmeÉ como se J.C. Feyer quisesse construir uma experiência de terror constante no espectador. São poucos os momentos de alívio e contemplação. Tudo é instável e perigoso naquele local. E as aparições da garotinha, que parece uma Samara abrasileirada, ainda que não seja explicada como assombração de fato ou alucinação, deixa a atmosfera sombria.

Atores como Leandra Leal, Cláudia Abreu e Jonas Bloch parecem sub-aproveitados em tramas secundárias pouco desenvolvidas, porém, Rafael Cardoso consegue dar conta de sua jornada insólita em busca da pequena Julia. Envolvidos com ele e com a intenção de vivenciar uma experiência angustiante em cena, o filme consegue satisfazer. Basta relevar explicações excessivas e a coerência em si do roteiro como um todo.

O Rastro buscou se aproximar ao máximo da estética de filme de terror estadunidense e, em alguns aspectos foi feliz, a começar pelo cartaz. A atmosfera é própria do gênero e tem também boas sequências com doses de adrenalina para plateias exigentes. Ainda assim, ele falha em alguns aspectos do entretenimento, exagerando o tom em alguns momentos e não conseguindo construir uma história coerente. A cena final também força para construir um cenário sombrio em seu encerramento. Não deixa, no entanto, de ser uma experiência válida.


O Rastro (O Rastro, 2017 / Brasil)
Direção: J. C. Feyer
Roteiro: André Pereira, Beatriz Manela
Com: Rafael Cardoso, Leandra Leal, Natália Guedes, Cláudia Abreu, Jonas Bloch
Duração: 110 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.