Blue Jay : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Blue Jay

Blue Jay - filme

Lançado diretamente na Netflix, esse filme independente tem um quê de doce e amargo que encanta. Traz ecos de obras como Antes do Amanhecer ou Blue Valentine nos envolvendo em uma melancólica história de amor.

Amanda e Jim se reencontram por acaso, em um supermercado. A surpresa e o embaraço é visível. Não se sabe ao certo a relação entre eles. Em um impulso, resolvem tomar um café juntos e, aos poucos, relembrar o que eram, o que planejaram e o que deu errado.

Blue Jay - filmeA fotografia em preto e branco ajuda no tom melancólico da obra. Ver aquelas belas paisagens da Califórnia sem cores é uma maneira de reconfigurar a ideia de belo. É como se sempre faltasse algo, tal qual a Amanda e Jim. Ainda que ela seja casada com filhos, algo parece não combinar com sua aparente felicidade.

É visível que a relação daqueles dois foi interrompida de uma maneira brusca. Há uma sensação de incompletude em cada olhar, em cada palavra pensada antes de falar. E também no jogo que eles vão se envolvendo, como quando fingem ser casados para o dono de uma loja, ou quando ouvem uma fita onde eles, jovens, brincavam de como seria o futuro.

Blue Jay - filmeMark Duplass e Sarah Paulson conseguem construir uma boa química e nos convencer desse amor latente que luta para não retornar diante das escolhas feitas por ambos. Há sempre uma construção delicada de olhar, do não dito, de pequenos gestos que demonstram o quanto eles são íntimos, ainda que distantes. Ainda que a vida não tenha seguido o rumo que eles imaginaram.

O roteiro consegue construir essas horas de reencontro de maneira leve, com diálogos bem construídos e situações divertidas, como quando os dois dançam ou simulam uma cena de casados. Mas não há uma profundidade textual, como nos filmes de Richard Linklater, é preciso ressaltar. Amanda e Jim, ainda que falem de depressão, amor e detalhes do término, não conseguem filosofar sobre relacionamentos nem mesmo aprofundar questões sobre relações humanas, sonhos e realidade.

Blue Jay acaba sendo apenas uma viagem curiosa à intimidade de suas pessoas que tiveram uma história juntos, separaram e voltaram a se encontrar anos depois. Do incômodo do reencontro, sem saber ao certo como agir, a intimidade que vai sendo retomada, temos oitenta minutos de projeção gostosos de acompanhar. Mas não passa muito disso.


Blue Jay (Blue Jay, 2016 / EUA)
Direção: Alex Lehmann
Roteiro: Mark Duplass
Com: Mark Duplass, Sarah Paulson, Clu Gulager
Duração: 80 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.