Comeback : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Comeback

Comeback: um matador nunca se aposenta - filme

Um assassino profissional chamado Amador poderia ser uma ironia infeliz, porém, acaba resumindo muito bem "Comeback: um matador nunca se aposenta", último filme da carreira de Nelson Xavier.

Amador é um amante de sua arte de matar, orgulhoso do passado repleto de chacinas, a ponto de carregar um álbum com seus "feitos", hoje é o retrato infeliz de um ser frágil, aposentado do seu ofício que vive de instalar máquinas caça-níquéis em cidades do interior. Nelson Xavier constrói com maestria esse homem e seus dilemas internos.

Comeback: um matador nunca se aposenta - filmeO ritmo lento da obra nos faz observar essa persona se desfazendo em cena a cada transtorno que precisa passar e desaforo que necessita engolir como um dono de um bar que não quer a máquina por menos que a metade dos lucros ou um grupo que não acredita em seu passado por sua fisionomia atual. Apenas um rapaz o segue, tendo-o como mestre.

Apesar de paisagens amplas e cenários arejados que nos lembram um pouco o velho oeste americano, o filme acaba construindo essa atmosfera claustrofóbica exatamente pelo sentimento desse homem e seu orgulho ferido. A virada na trama que o faz buscar provar ainda ser o mesmo acaba sendo um gancho para tentar construir um filme de gênero, um thriller. Porém, não haveria necessidade de encaixá-lo assim.

Comeback: um matador nunca se aposenta - filmeComeback é um estudo de personagem e é bastante feliz nisso, principalmente por contar com um ator tão talentoso entregue a ele. Nem mesmo conseguimos questionar sua ética, ou falta dela, envolvidos em sua apresentação de conflitos. O roteiro parece subverter a regra, construindo o ato de assassinar como uma curiosidade mórbida, vide as cenas em que ele é "entrevistado" pela equipe de cinema.

Erico Rassi, em sua estreia, consegue imprimir boas escolhas com sua câmera, compondo o quadro com muita penumbra, algumas cenas apenas silhuetas, reforçando a atmosfera sombria do tema. Amador é mostrado muito de perfil, mesmo em planos próximos, construindo sua persona enigmática ainda que precisemos nos aproximar de seus pensamentos mais íntimos.

Comeback pode não ser daqueles grandes filmes que ficarão para a história do cinema, mas é um belo fechar de panos para um ator que nos brindou com tantos belos momentos em sua extensa carreira. Uma despedida melancólica e emocionante. Digna de Nelson Xavier.


Comeback (Comeback, 2017 / Brasil)
Direção: Erico Rassi
Roteiro: Erico Rassi
Com: Nelson Xavier, Marcos de Andrade, Gê Martu, Everaldo Pontes, Eucir de Souza
Duração: 89 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.