Em Guerra Por Amor : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Em Guerra Por Amor


Filme de abertura do Festival 8½ Festa do Cinema Italiano, Em Guerra Por Amor é uma comédia irônica, que traz uma crítica inteligente à guerra e a ação dos Estados Unidos em outros países, sem perder o bom humor e o amor de vista.

Pierfrancesco Diliberto, o Pif, que assina direção e roteiro da obra, interpreta o protagonista Arturo Giammaresi, um auxiliar de cozinha que se apaixona pela filha do dono do restaurante. Como ela está prometida para um filho de mafioso, sua única chance é ir à Sicília pedir a mão da moça ao pai dela. Para isso, ele irá se alistar no exército estadunidense que vai em missão à região.

O roteiro é repleto de piadas com costumes e situações, principalmente das particularidades da região da Itália Meridional, sempre tendo o Arturo para confirmar, afinal, como bom siciliano, ele entende. Assim vemos situações como a do tenente que cai no quarto de uma moça de família e ela não poderá mais casar ou um rapaz que está a cinco anos de luto pelo irmão, senão, o que vão pensar?

A comédia surge também com uma dupla bastante peculiar de ladrões, um cego e outro aleijado, que cruzam o caminho de Arturo, gerando diversas situações engraçadas, como quando ele traduz para um americano a justificativa do porquê a dupla estar com um bota de um soldado morto nas mãos. Há um humor ingênuo aí, construindo o clima de uma Itália interiorana, como vista nos filmes de Fellini.

Porém, a grande sacada do roteiro é mesmo essa construção desse Estados Unidos que está indo libertar a Sicília de Hitler. A maneira como ele constrói sua crítica nas entrelinhas desde a convocação do soldado Arturo, passando por todas as reviravoltas, até a cena final, é inteligente. E gostoso de acompanhar, pois não se faz um filme de tese, e sim uma divertida e envolvente história.

A maneira como ele costura esse humor com o melodrama é outro ponto positivo. Há o amor entre Arturo e Flora. Ele é o motor da trama, ainda que ela seja costurada por diversos plots. O roteiro constrói em paralelo as situações na casa de Flora e na jornada de Arturo, nunca nos deixando esquecer o verdadeiro motivo da missão do soldado.

Há ainda uma sub-trama de um garotinho à espera do pai que foi para guerra, com a rotina da cidade de se esconder em um abrigo anti-bombas. Tudo isso ajuda a dar dinâmica à trama e também de nos aproximar do clima que o filme quer construir nessa pequena cidade, até mesmo para que a virada política cause impacto ainda maior.

Pif possui um humor delicado, com sua interpretação do ingênuo e puro interiorano. E também consegue impor um bom ritmo na direção, com uma mise-en-scène sempre muito bem cuidada, capaz de nos dar graça em detalhes, como dois vizinhos, ele com uma estátua de Musollini, ela com uma santa, que se cruzam em diversos momentos em que correm para um abrigo em um ataque aéreo iminente. Ou quando olhares para uma carroça denunciam uma notícia triste. Isso sem falar na maneira como constrói a dinâmica na vila.

A montagem em paralelo das diversas situações em tela também ajudam nessa construção divertida e envolvente da obra. Em Guerra Por Amor é uma grande ironia à guerra como um todo e à ação dos Estados Unidos em particular, principalmente pelos desfechos pós segunda guerra. Um bom início para o Festival de Cinema Italiano.

Filme visto no 8½ Festa do Cinema Italiano de 2017.


Em Guerra Por Amor (In guerra per amore, 2017 / Itália)
Direção: Pif (Pierfrancesco Diliberto)
Roteiro: Pif, Michele Astori
Com: Pif, Miriam Leone, Andrea Di Stefano
Duração: 99 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.