It: A Coisa : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

It: A Coisa

It: A Coisa - filme - terror

Baseado no clássico de Stephen King, It ganha, nas mãos do argentino Andy Muschietti, uma versão atualizada e assustadora. A Coisa nunca pareceu tão real a nossos olhos.

Diferente da versão para a televisão de 1990, o foco aqui é apenas a infância do clube de "perdedores", ambientada nos anos de 1988 e 1989. Com isso, o diretor e os roteiristas podem trabalhar um pouco melhor a personalidade das sete crianças. A questão do bullying surge também com maior força, ampliando as cenas no colégio e dando uma sugestão de uma juventude menos ingênua. Beverly Marsh também ganha mais destaque, deixando de ser apenas a menininha assustada, o que condiz com a visão atual do protagonismo feminino.

It: A Coisa - filme - terrorA estrutura da narrativa, no entanto, se mantém. A cidadezinha de Derry se vê diante de um mistério. Diversas crianças estão desaparecidas e/ou tendo visões assustadoras, principalmente, com um estranho palhaço que se apresenta como Pennywise, o palhaço dançarino. Sete crianças, consideradas perdedoras pelos demais, resolvem se juntar e se auto-intitular "Losers' Club", o que os faz, ironicamente, ganhar forças para caçar o tal palhaço e tentar acabar com sua ameaça à cidade.

O maior mérito de Andy Muschietti é conseguir construir essa atmosfera sombria e encantadora ao mesmo tempo, algo que Stephen King dá às suas obras. Há um "quê" de sobrenatural e um "quê" de puramente psicológico, já que as alucinações só são vistas pelas crianças e tudo parece alimentado pelo medo. O próprio palhaço, interpretado por Bill Skarsgård, transita nesse limiar entre o real e o irreal sendo capaz de amedrontar apenas com um olhar.

A maneira como as crianças, e estas em especial, são construídas como as únicas capazes de vencer o monstro também é bem construída. Os poucos adultos não geram confiança e, sem didatismo, percebemos que eles não vêem o que as crianças vêem, o que dificultaria qualquer ação. A ideia de algo tão próprio do universo infantil ser relacionado ao medo é a chave para que esta história ainda funcione nos tempos atuais onde crianças não temem mais o "bicho-papão" e estão sempre tão bem informadas.

It: A Coisa - filme - terrorEssa construção de uma atmosfera sombria é essencial para criar empatia com o público. Como gerar medo em uma geração que nasceu com a internet? Claro que existem imagens que sempre terão impacto, como uma criança com o braço amputado gritando e sendo arrastada pelo asfalto. Porém, essa acaba sendo uma das poucas cenas de violência tão explícita. Ouvir uma voz em um ralo de pia pode acabar sendo mais assustador que um assassinato a sangue frio. Ainda assim, há sempre muito sangue em It, por isso, a censura de 16 anos.

Outro ponto positivo está no elenco. As sete crianças do grupo, assim como os três garotos que os persegue e a garota que persegue Beverly Marsh nos passam uma verdade impressionante. Há química entre eles e a maneira como interagem com as situações é admirável. Há cenas extremamente difíceis e não apenas do terror do monstro. Elas sofrem abuso psicológico ou sexual com a mesma intensidade que são ameaçadas pela coisa. Uma das cenas mais fortes, por exemplo, envolve apenas dois grupos de crianças e pedras.

It: A Coisa é um filme que vai além do gênero. O terror aqui não funciona apenas para nos deixar em constante tensão na cadeira esperando o próximo susto. Nem é apenas uma construção de uma atmosfera de suspense. É uma narrativa que acaba trabalhando temáticas atuais da juventude e suas relações entre si e com seus pais. Com alguns estereótipos, é verdade, mas com muito realismo e aprofundamento de personagens também. Talvez, por isso, nos pareça uma obra tão completa, digna do nome que carrega.


It: A Coisa (It, 2017 / EUA)
Direção: Andy Muschietti
Roteiro: Chase Palmer, Cary Fukunaga, Gary Dauberman
Com: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard, Sophia Lillis
Duração: 135 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.