O Rei do Show : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Rei do Show

O Rei do Show - filme

Em seu primeiro longa-metragem como diretor, Michael Gracey se cerca de uma fórmula que parece impecável. Afinal, nada melhor que um musical para contar a história do primeiro milionário do show business. E, para isso, um elenco que conta com nomes como Hugh Jackman, Michelle Williams, Zac Efron e Zendaya. O resultado é um competente e envolvente filme.

O Rei do Show conta a história de Phineas Taylor Barnum, homem conhecido por fraudes e que fundou um circo especial, onde apresentava o que chamava de Maior Show da Terra, espetáculo que o Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus ainda apresenta. Vindo de origem pobre, filho de um alfaiate, Barnum teve que trabalhar desde muito pequeno e sua paixão pela bela e rica Charity o faz querer arriscar sempre mais para se tornar um membro da sociedade a que ela pertence.

O Rei do Show  - filmeComo um belo espetáculo, o filme nos envolve em sua arte de uma maneira especial. Desde a primeira cena, a grandiosidade dos números e suas músicas demonstram o tom da obra. E não deixa de ser curioso que mesmo não sendo conhecidas, vão nos encantando e se tornando parte da apreciação estética de uma maneira única, o que confirma a qualidade artística do que vemos.

Parte disso, claro, é em função do elenco. Um showman comprovadamente talentoso, Hugh Jackman conduz a narrativa, cantando, dançando e atuando como se o papel fosse feito para ele. Bem acompanhado pelo resto do elenco, não parecia mesmo que algo pudesse dar errado, mesmo utilizando fórmulas já desgastadas do gênero como começar a cantar e dançar no meio de um diálogo.

O Rei do Show  - filmeBem coreografados, os números são envolventes e dialogam bem com a trama, não nos parecendo gratuitos e ajudando a narrativa a andar. Principalmente por se tratar de uma história sobre um homem do show business. É mais do que natural que música e dança façam parte de sua vida. E alguns números são realmente muito bonitos.

Michael Gracey se utiliza ainda de bons recursos de montagem, principalmente nas passagens de tempo. Como no retrocesso da cena de abertura para a infância de Barnum com a ajuda de recurso de uma roupa nele e depois na vitrine. Ou quando uma câmera fechada se abre e revela uma mudança na personagem de Michelle Williams. Ou ainda quando um travelling nos transporta para outro cenário, com um raccord de movimento. Tudo isso traz ritmo à obra que parece sempre marcada por um metrômetro, mesmo quando não há música.

Aparentemente um ritmo desgastado em sua fórmula, o musical continua sendo um gênero que encanta, principalmente com a estrutura de Hollywood para grandes shows pirotécnicos. O Rei do Show só confirma isso. E ainda constrói uma bonita história de superação e aceitação, trabalhando, em suas camadas, preconceitos de maneira sensível e envolvente. Um belo início para Michael Gracey.



O Rei do Show (The Greatest Showman, 2017 / EUA)
Direção: Michael Gracey
Roteiro: Jenny Bicks, Bill Condon
Com: Hugh Jackman, Michelle Williams, Zac Efron, Zendaya, Rebecca Ferguson, Keala Settle, Sam Humphrey
Duração: 105 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.