Projeto Flórida : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Projeto Flórida

Projeto Flórida - filme

Projeto Flórida, como Walt Disney chamava o projeto de construção do parque conhecido como Disney World. Ou simplesmente Disney, destino dos sonhos de milhares de crianças nas férias. O filme até faz uma referência a nós em uma cena: "brasileiro adora a Disney". Mas nos arredores desse oásis encantado existe uma realidade muito dura, retratada tão bem por essa trama.

Moonee é uma garotinha que vive em um conjunto habitacional vizinho ao parque. Sua principal diversão com os amigos Scooty, Dicky e depois Jancey é pedir dinheiro aos turistas para dividir um sorvete. Sua mãe Halley tem dificuldades para conseguir um emprego, vivendo de pequenos bicos e da boa vontade da amiga Ashley, que consegue comida e ajuda no aluguel. Elas contam ainda com a ajuda de Bobby, o gerente local, mas nem isso é suficiente para uma vida decente.

Projeto Flórida - filmeA desigualdade social demonstrada em Projeto Flórida é cruel e Sean Baker a demonstra de diversas maneiras desde a assustadora primeira cena, quando os meninos recepcionam a nova vizinha cuspindo em seu carro e xingando-a de todas as maneiras. Os maus modos são rebatidos de diferentes formas pelos pais das crianças, demonstrando as diversas camadas da pobreza, afinal, não são todos uma massa igual e isso é um dos pontos positivos da trama.

Parece que o filme vai escalando os limites de cada um, através do grupo de crianças e suas artes. E boa parte do mérito da narrativa funcionar é do trabalho de direção dos atores mirins, em especial Brooklynn Prince, que faz a Moonee. Personagens extremamente complexas em situações igualmente difíceis. Pela visão infantil, a trama fica mais fácil de seguir, pois muita coisa parece simplesmente uma brincadeira e elas conseguem se divertir com pouco, mas Baker não deixa de demonstrar o quão difícil é, principalmente pela visão observadora de Bobby, em ótima interpretação de Willem Dafoe.

Projeto Flórida - filmeAinda que os adultos desempenhem função importante, o protagonismo das crianças traz camadas ainda mais profundas. Como quando Moonee está sentada na banheira do banheiro e, pelo pouco que a personagem vê, conseguimos entender o que está acontecendo no quarto. Ou na simbólica cena final capaz de nos deixar com um nó na garganta ao mesmo tempo em que admiramos a capacidade das crianças de literalmente fugir para o mundo da imaginação.

Entre corridas pelos dois condomínios e entre as lojas de fora dos parques, a montagem consegue nos apresentar uma dimensão maior desse mundo outside e todas as implicações sociais. Principalmente pelo enquadramento muitas vezes com a câmera baixa, dando a visão das crianças, o que torna a sensação das paisagens ainda maior e mais assustadora. Mesmo que elas não pareçam assustadas a maior parte do tempo, já acostumadas com o ambiente hostil e a reação agressiva.

Projeto Flórida é um filme que impacta. Não apenas por desconstruir o mundo que "o Disney fez", mas por trazer a diversidade de seus arredores e das pessoas que ali sobrevivem de maneira sensível e dura ao mesmo tempo. No final, parece que estamos ali, correndo com Moonee e desejando que a realidade mude de maneira mágica.


Projeto Flórida (The Florida Project, 2018 / EUA)
Direção: Sean Baker
Roteiro: Sean Baker, Chris Bergoch
Com: Brooklynn Prince, Bria Vinaite, Willem Dafoe, Christopher Rivera, Aiden Malik, Valeria Cotto, Mela Murder
Duração: 111 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.