Missão: Impossível - Efeito Fallout : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Missão: Impossível - Efeito Fallout

Missão: Impossível - Efeito Fallout  - filme

Ethan Hunt está de volta as telas. E isso parece bastar para uma franquia de ação e suspense que se consolidou nos cinemas. Missão: Impossível - Efeito Fallout é mais uma obra eletrizante do começo ao fim, com cenas de ação impressionantes e um roteiro bem arquitetado que gosta de brincar com algumas certezas.

Tom Cruise está cada vez mais dedicado ao papel. Sempre dispensando dublês e se entregando a adrenalina da série, constrói um herói acima de qualquer suspeita que, curiosamente, está sempre sendo testado. Aqui, Ethan Hunt é mais do que um ótimo agente, é também um ótimo ser humano, que luta por sua equipe e cada vida da mesma forma que luta por todas, buscando salvar o mundo.

Missão: Impossível - Efeito Fallout  - filmeEssa concepção acaba sendo o plus que dá o start para uma jornada maior, resolver possíveis falhas em uma missão ao optar pela vida de um companheiro. Ainda que envolva a velha rixa CIA e IMF, bandidos internacionais e uma possível guerra nuclear, o filme é mesmo sobre Ethan Hunt. Esse homem capaz de sacrifícios pessoais para salvar tudo e a todos. E é isso que dá à sua série a longevidade que tem. Não importa a história, enquanto Hunt estiver lá, o público vai querer mais.

Quem retorna também é Christopher McQuarrie. Diretor e roteirista que já tinha se saído bem em Nação Secreta. Aqui mantem a boa dinâmica da trama, com muitas reviravoltas e cenas de ação de tirar o fôlego. A estratégia para a sensação de tudo estar acontecendo ao mesmo tempo é o encadeamento das curvas dramáticas que trazem uma estrutura maior, salvar o mundo, mas vão sendo narradas em etapas, como um jogo de fases que se encadeia.

Missão: Impossível - Efeito Fallout  - filmeÉ curioso como Efeito Fallout constrói isso de maneira dinâmica, por mais simples que sua trama, no fundo, seja. A forma como McQuarrie apresenta os plots, dá a sensação de uma trama extremamente complexa, com muitas nuanças envolvendo espionagem internacional e grupos terroristas. Tem, inclusive, retorno de personagens de outros filmes. E até uma ligação narrativa que envolve sonhos de Hunt. Tudo isso, acaba contribuindo para a sensação de satisfação com a obra.

Com boas doses de exagero, as cenas de ação são ainda mais elaboradas. A perseguição de carros em Paris é de uma arquitetura impressionante. Todo o plano envolvendo a cidade também é bem orquestrado. Mas não é a única em um filme que tem até perseguição de helicópteros em montanhas com trazem um desfecho eletrizante que brinca o tempo todo com a nossa capacidade de suspensão da descrença.

É preciso relevar mesmo situações absurdas para embarcar em mais essa Missão, que, se não tivesse tudo isso, não seria digna de ser chamada de Impossível. Afinal de contas, é nisso que está toda a graça da série. Nisso, e no charme e talento de Ethan Hunt, claro.


Missão: Impossível - Efeito Fallout (Mission: Impossible - Fallout, 2018 / EUA)
Direção: Christopher McQuarrie
Roteiro: Christopher McQuarrie
Com: Tom Cruise, Henry Cavill, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Angela Bassett, Vanessa Kirby, Alec Baldwin
Duração: 147 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.