Turma da Mônica: Lições : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Turma da Mônica: Lições

Turma da Mônica: Lições - filme

Crescer é um processo natural da vida, mas é difícil encarar. Deixar a infância para trás é muitas vezes abrir mão de pessoas, lugares, hábitos. É aprender a resolver problemas sozinhos e compreender que muitas vezes estaremos sós e que não podemos mais contar com os antigos amigos. Será? Lições, novo filme live action da Turma da Mônica traz esses questionamentos de uma maneira sensível e envolvente. 

Dirigido novamente por Daniel Rezende, inspirado na graphic novel dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, o filme consegue construir um roteiro mais eficiente que seu anterior Laços, dosando bem as referências dos quadrinhos com a trama principal do amadurecimento das personagens que acostumamos a ver fazer “sete anos” todos os anos. Envolvidos com a produção de uma peça para um festival do bairro, os quatro amigos esquecem de fazer a lição e, ao tentar resolver, acabam criando uma avalanche de problemas que culmina na mudança de escola de Mônica, separando o grupo. 

Turma da Mônica: Lições - filme
É curioso que a turma da Mônica clássica não ia à escola, esse espaço só vai surgir na turma jovem ou em edições especiais, mas a contextualização do bairro do Limoeiro é tão bem feita que nos sentimos também nos quadrinhos de Maurício de Sousa. O autor, inclusive, faz uma participação especial hilária, assim como sua filha, a verdadeira Mônica. É divertido ver cada personagem em tela, desde os pais dos quatro protagonistas, aos demais participantes como Milena, Umberto, Dudu, Marina, Do Contra, Franjinha, Bidu, Nimbus, além dos adolescentes Tina, Rolo, Pipa e Zecão. 

O roteiro é feliz também ao trazer a trama de Romeu e Julieta para a narrativa. Já que tem relação com a história em si, com os pais dos meninos proibindo a amizade deles. E que também tem uma referência forte ao histórico do grupo, já que a peça e disquinho musical da versão da turma para a famosa tragédia de Shakespeare é montada ainda hoje nos parques temáticos. 

A direção de Daniel Rezende é dinâmica, mesclando bem momentos de tensão e emoção com os cômicos. É possível se envolver com as personagens e o drama do amadurecimento mesmo sem conhecer a turminha, já que trata de sentimentos universais. A maneira como a câmera escolhe acompanhar os momentos mais tensos, como quando escolhe um ponto de vista para mostrar Mônica observando de longe os amigos “felizes” sem ela, ajudam na construção do efeito emocional. O ritmo é bem dosado, dando tempo à narrativa e nos fazendo embarcar naquele mundo. 

Turma da Mônica: Lições - filme
Os atores mirins parecem mais à vontade nas personagens, dando maior veracidade à trama, sendo visível também o entrosamento entre eles. Em especial, Guilia Benite e Kevin Vechiatto, a Mônica e o Cebolinha, que são mais exigidos pelo roteiro, conseguindo dar conta da emoção em cenas como a da sacada na varanda. Laura Rauseo e Gabriel Moreira também trazem bons momentos de Magali e Cascão, em especial no clímax. Uma pena que, como pontuou Cascão, eles estão crescendo, e, em breve, só poderão continuar no live action se for pra colocar em tela a turma jovem. 

A Turma da Mônica é especial para os brasileiros. Não há como negar, gerações acompanharam a turminha em seus diversos formatos e não há como não se envolver, ficar curioso ou se emocionar ao vê-los em tela. Lições vai além, trazendo um tema universal que mexe com qualquer ser humano. Dizem que os melhores amigos são os da infância. Felizes daqueles que conseguem mantê-los por toda a vida. 

Que Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e toda a turma do bairro do Limoeiro ainda tenham fôlego para nos divertir e emocionar por muitos anos. Destaque final para a expectativa gerada com a cena durante os créditos. Vem novidade boa por aí.



Turma da Mônica - Lições (Brasil, 2021)
Direção: Daniel Rezende
Roteiro: Thiago Dottori
Com: Guila Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira, Isabelle Drummond, Malu Mader, Gustavo Merighi, Paulo Vilhena, Monica Iozzi, Fernando Mais, Fafá Rennó, Luiz Pacini, Adriano Paixão, Angélica Paula
Duração: 97 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.