Tommy : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Tommy

Tommy - The Who - filme

Tommy é uma icônica ópera rock lançada pelo lendário grupo britânico The Who em 1969. Composta por Pete Townshend, a obra representa um marco na história da música, combinando letras complexas e uma narrativa ambiciosa. Ao contar a história do personagem Tommy, um jovem cego, surdo e mudo que se torna uma figura messiânica, o The Who criou novos limites para o rock em uma experiência musical e teatral verdadeiramente única. Após isso, a adaptação de Tommy para o cinema em 1975, dirigida por Ken Russell, expandiu ainda mais o alcance e a popularidade da obra.

Tommy - Tina Turner - filme
A narrativa do filme acompanha a jornada de Tommy (Roger Daltrey), um menino que, quando criança, presenciou seu padrasto (Oliver Reed) matar seu pai, um grande trauma. Após ouvir sua mãe (Ann-Margret) afirmar que ele "não viu e nem ouviu nada", Tommy se tornou realmente cego, surdo e mudo. Apesar dessas limitações, Tommy desenvolve uma habilidade extraordinária para o pinball e se torna campeão, enfrentando o famoso Pinball Wizard (Elton John). Essa habilidade o leva ao status de uma figura messiânica, adorado por multidões e transformando-se em um ícone cultural.

Tommy aborda uma série de temas profundos e controversos, incluindo abuso infantil, trauma, idolatria e a busca por redenção. A história de Tommy reflete a alienação e a desilusão da sociedade da época, além de explorar a exploração de pessoas vulneráveis ​​e a manipulação de massas, levantando questões sobre a fama e os efeitos negativos do culto a uma personalidade.

Tommy - Elton John - filme
Tommy é inspirado no disco de mesmo nome da banda The Who e a trilha sonora é das mais memoráveis, com canções emblemáticas que se tornaram clássicos do rock. Faixas como "Bernie's Holiday Camp", "Amazing Journey", "Eyesight to the Blind", "The Acid Queen", "Sparks", "Pinball Wizard", "There's a Doctor", "Tommy, Can You Hear Me?", "We're Not Gonna Take It", "See Me, Feel Me" e "I'm Free" são exemplos brilhantes do estilo energético e distinto da banda, combinando riffs poderosos de guitarra, vocais expressivos e letras impactantes. Tommy transcendeu os limites do rock tradicional, incorporando elementos de ópera, música clássica e experimentalismo sonoro, fazendo do filme a primeira ópera rock do cinema.

Tommy - The Who - filme
Além da performance de Roger Daltrey como o protagonista, outros membros do The Who, como Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon, também aparecem no filme, interpretando a si mesmos e outros personagens da história. O filme conta ainda com participações especiais de renomados músicos e atores, incluindo Eric Clapton, Tina Turner, Jack Nicholson e Elton John, que traz vida ao icônico Pinball Wizard.

Tommy deixou um legado duradouro na história da música. Sua abordagem inovadora da narrativa musical e a fusão de gêneros inspiraram várias gerações de artistas e bandas. A ópera rock serviu como precursora para a produção de álbuns conceituais e estabeleceu um novo paradigma para a forma como o rock poderia ser apresentado e apreciado. Enfim, Tommy é um filme que apresenta uma trama fascinante, mas requer que o espectador se envolva na história para apreciá-la plenamente. Para os fãs do The Who, o filme certamente proporcionará uma experiência única.



Tommy (Tommy - 1975, EUA)
Direção: Ken Russell
Roteiro: Ken Russell
Com: Ann-Margret, Oliver Reed, Elton John, Robert Powell, Roger Daltrey, Eric Clapton, Tina Turner, Jack Nicholson
Duração: 111 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.