Oficina de Crítica gratuita com André Setaro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Oficina de Crítica gratuita com André Setaro

Esta dica é para quem mora em Salvador.

Andre Setaro
O crítico baiano André Setaro irá ministrar uma oficina gratuita nos dias 14 e 15 de abril na Saladearte Cinema da UFBA. O evento gratuito é parte integrante do programa de lançamento de Escritos Sobre Cinema - trilogia de um tempo crítico, coleção em três volumes de André Setaro que será lançada dia 13 de abril pela Edufba, às 20h, na Saladearte do Cinema do Museu. A oficina é uma boa oportunidade de aprendizado para quem quer iniciar na crítica cinematográfica, já que Setaro é um dos críticas de maior renome na Bahia, sendo referência em todos os eventos locais. Confira abaixo a programação da Oficina e outras informações necessárias para inscrição.

Programação:

Dia 14
1.) A crítica cinematográfica como instrumento de conhecimento da arte do filme. A narrativa e a fábula no discurso cinematográfico. O elo sintático e o elo semântico.
2.) Técnica, linguagem e estética. A transformação da crítica através dos tempos. A decadência dos suplementos culturais. A crítica do pretérito e a crítica contemporânea. Diferenciações entre ensaio, crítica, comentário e resenha.

Dia 15
3.) A mise-en-scène. Tout est dans la mise-en-scène. Cineastas cerebrais e cineastas intuitivos. Os filmes-faróis e a necessidade de uma base referencial. A crítica de cinema como crítica de arte.
4.) A redução da crítica nos jornais expressos e o advento de blogs e sites. A crise da crítica e do cinema contemporâneo.

Dias: 14 e 15 de abril (quarta e quinta)
Local: Saladearte Cinema da UFBA
Horário: das 9h às 11h30

Inscrições gratuitas. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail: oficinadecritica@gmail.com

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.