Dr. Ocride : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Dr. Ocride

Dr. Ocride - filme brasileiro

Edson Bastos e Henrique Filho são dois diretores que não apenas vem de Ipiaú. Eles carregam a cidade do sul da Bahia em suas obras e buscam esforços para levar de volta o cinema a elas. Essa é uma força especial que está presente em todas as suas obras e nesse documentário não poderia ser diferente.

Euclides José Teixeira Neto, ou simplesmente Euclides Neto, ou ainda na linguagem popular Dr. Ocride foi uma das figuras mais importantes da cidade. Não apenas por ter sido prefeito e realizado obras importantes, mas pela sua história de vida e postura diante da realidade apresentada.

Dr. Ocride - filme brasileiroEscritor, advogado e político, Euclides Neto tem 14 obras publicadas, atuou como advogado por mais de 40 anos, defendendo trabalhadores rurais e realizou importante práticas sociais como político. Em sua gestão como prefeito (1963-1967), por exemplo, criou a Fazenda do Povo, uma reforma agrária local que o fez ter que dar depoimentos à ditadura militar e, anos depois, foi convidado a assumir a Secretaria de Assuntos Fundiários do Governo de Waldir Pires (1987 a 1989).

O documentário busca abarcar todos esses feitos de uma vida intensa e é feliz ao costurar imagens de arquivo e depoimentos com algumas reconstituições. O ator Agnaldo Lopes encarna o Dr. Ocride sempre de maneira sutil, respeitosa e harmônica sem exagerar na encenação, nem tirar o brilho do resgate documental.

Dr. Ocride - filme brasileiroA montagem é o ponto alto da obra. Costurando muito bem vídeos antigos com depoimentos atuais, vai narrando em tela o seu retratado, nos envolvendo nessa história que possui um fio condutor claro, ainda que se permita pequenas digressões. Talvez apenas a última parte pudesse ser melhor construída, pois acaba criando a sensação de mais de um final.

Ainda que faça uso da linguagem tradicional do documentário, a dupla de diretores busca também sair do lugar comum, construindo efeitos e construções simbólicas. Algumas fotos de arquivo entram de maneira recortada, ganhando dinâmica e novos significados. E há também uma brincadeira com alguns vídeos, construindo um efeito de falha.

Dr. Ocride é uma homenagem, um resgate histórico de um importante nome da história de Ipiaú e do Brasil, e também acaba sendo um bom exercício de linguagem.

Filme visto no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema


Dr. Ocride (2018 / Brasil)
Direção: Edson Bastos e Henrique Filho
Roteiro: Edson Bastos e Henrique Filho
Duração: 85 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.