Rasga Coração : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Rasga Coração

Rasga Coração - filme brasileiro

Em “Como Nossos Pais”, Belchior diz que a dor dele era “perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Isso pode resumir um pouco o embate entre pai e filho no novo filme de Jorge Furtado.

Baseado na peça de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, Rasga Coração traz uma construção paralela entre os anos 60 e os atuais a partir do olhar de Manguari, personagem de Marco Ricca que no passado foi um ativista revolucionário e hoje é considerado um conversador por seu filho, Luca, com quem tem brigas tão intensas quanto seu pai tinha com ele no passado.

Rasga Coração - filme brasileiroHá, aos olhos de hoje, uma construção ingênua desse embate. Ainda que seja possível também enxergar força e beleza. A angústia de Manguari em querer “ensinar” seu filho a ser revolucionário, após um ocorrido no colégio é curiosa. A tentativa de repetir o passado em outros tempos é criticada pelos jovens, reforçando que o “novo sempre vem”.

Ao mesmo tempo, parece faltar a Furtado e aos demais roteiristas um pouco de empatia e conhecimento dessa nova geração que parece o tempo todo ser vista na obra pela óptica do pai, Manguari. Tanto Luca quando sua namorada Mil parecem estereótipos rasos de jovens, inclusive em suas “manias” de usar roupas do sexo oposto.

Rasga Coração - filme brasileiroIsso não impede que Chay Suede e Luisa Arraes construam suas personagens de maneira intensa e envolvente, em especial em cenas onde a carga emocional é grande, como na cena da expulsão. O elenco, em geral, está muito bem em cena, mesmo Drica Moraes que faz a mãe de Luca e consegue ser ainda mais rasa que os jovens.

A discrepância entre a construção dos jovens dos anos 60 com os atuais é tanta que, mesmo uma personagem aparentemente rasa como Bundinha (George Sauma), consegue nuanças importantes que nos dão a dimensão das camadas daquela época. Ao contrário, por exemplo, da garota negra que briga pela cota nas universidades.

Ainda assim, o filme consegue construir bons paralelos entre as duas épocas, utilizando uma montagem simbólica e uma estrutura cíclica que nos dá essa sensação de erros e acertos eternos. Mais uma vez voltando a Belchior e sua música, Manguari está hoje “em casa contando o vil metal”, não por acaso o filme abre e fecha com ele e sua esposa discutindo a lista de compras. Mas há também uma sensação de busca pelos ideais perdidos. O que torna o filme, no mínimo, um convite à reflexão.


Rasga Coração (Rasga Coração, 2018 / Brasil)
Direção: Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno
Com: Marco Ricca, Chay Suede, Drica Moraes, Luisa Arraes, George Sauma, João Pedro Zappa, Nélson Diniz, Cinândrea Guterres
Duração: 115 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.